Mudámos de casa: olá, WordPress!

Não, desta vez não foi por falta de tempo que não houve posts. Okay, também foi por falta de tempo. Mas o motivo principal para isto foi outro. O blog fez a mudança para WordPress! Perdi o 4.º aniversário do a Sofia world, que foi no dia 13, mas foi por uma boa causa.

Porquê o WordPress?

Esta mudança era algo que queria fazer há algum tempo. No entanto, precisava de ter algum dinheiro para investir nesta mudança. Depois de receber o primeiro ordenado comprei uma prenda à minha mãe e outra à Lady B. Estou a juntar dinheiro com outros propósitos, mas também é importante para mim evoluir no blog. O passo natural de evolução é, para mim, o WordPress.

Ah e tal, mas já não gostas do Blogger?

Eu adoro o Blogger! Passei lá mais de dez anos. É uma plataforma excelente para começar, para quem quer uma opção gratuita e altamente personalizável, onde dá para fazer praticamente tudo. Mas quando se quer algo mais, mesmo que seja um pormenor irrelevante para os outros, o WordPress oferece opções diferentes. Além disso, havia coisas que estava a tentar fazer no Blogger que não podia porque o serviço me limitava.

O processo de mudança para WordPress

Migrar o blog para WordPress foi um processo muito simples. Tão simples como enviar uma mensagem ao André e deixar que ele preparasse tudo. Como foi ele quem ajudou a Ana na migração do Infinito Mais Um sabia que estava em boas mãos. Ele tratou do alojamento do blog e do certificado SSL, além da configuração da exportação.

Agora a parte mais trabalhosa para mim é a de arrumar a casa: organizar categorias, etiquetas e imagens de destaque, além dos links que vão dar ao vazio. Isto é algo que vai demorar algum tempo até ficar dentro do ideal, mas é para ir fazendo.

template ainda é provisório. Por enquanto ficará este, que adaptei de um já existente no WordPress, mas a ideia é, daqui a uns meses, investir num novo template, mais à minha medida.

Mas tanto suspense só para isto?

Ao longo desta semana fui partilhando, nas redes sociais, imagens de promoção a algo que seria revelado hoje, dia 20 de Julho. Muita gente percebeu logo que se tratava de algo relacionado, mas assumiram que era apenas uma novidade. Well, I got you!

A primeira coisa a promover era, sem dúvida, a mudança para WordPress. Mas algumas pessoas até souberam da novidade antes, por isso não achavam mesmo que ia ser só isto, certo?

Ao mesmo tempo que saiu esta publicação, saiu uma outra. Estou atrasada no Conta-me Histórias, mas sabia que hoje, desse por onde desse, tinha de sair algo especial. Podem aproveitar para abrir já a publicação, mas as novidades ainda não acabaram.

Habemus newsletter!

Acho que já passaram para aí dois anos desde que pensei criar uma newsletter. Honestamente, nem sabia se algum dia voltaria à ideia, mas acho que faz sentido agora.

A newsletter chama-se A Sofia World Postcards e irão recebê-la, normalmente, duas vezes por mês. Nessa newsletter vou falar de coisas que nem sempre encaixam aqui no blog e também dar acesso a alguns conteúdos exclusivos e acesso prioritário a outros tantos. Tenho algumas ideias para a newsletter, mas não posso estragar a surpresa agora.

Se estiverem interessados, é só preencherem este formulário:

subscreve a newsletter

* indicates required

Por agora, acho que é tudo. Subscrevam a newsletter, leiam a publicação nova, explorem o blog e tentem ignorar o caos que ainda anda por cá, mas avisem-me sempre que algo vos parecer fora de sítio, para eu poder resolver o assunto.

Valeu a pena a espera?

6 Replies to “Mudámos de casa: olá, WordPress!”

  1. Quando abraçamos um projeto, é fundamental sentirmos que há margem de progressão; que podemos evoluir e ir mudando aspetos que, para nós, fazem a diferença.
    Que esta mudança seja exatamente o que procuras! E não podia deixar de felicitar pelo aniversário do blogue ?
    Já subscrevi a newsletter

partilha a tua teoria...