Dei voltas ao arquivo do blog enquanto escrevia esta publicação porque tinha a certeza de que havia algo escrito sobre este filme. Não havia. Mas já o tinha visto e podia jurar que tinha escrito sobre ele. Por que motivo achava eu que já tinha escrito? Porque na altura em que vi o filme fiquei a pensar nele. E faz sentido que não haja publicações sobre o filme aqui: é que eu aponto isto no IMDb e eu vi-o em 2014. Man, this age thing is getting to me! No sábado revi-o e soube que tinha de falar sobre Groudhog Day. Sim, vou falar-vos do Dia da Marmota. Que em português é um filme chamado Feitiço do Tempo.
O filme é protagonizado pelo Bill Murray e pela Andie MacDowell e conta a seguinte história: Phil (a personagem de Murray) é o homem da meteorologia de um canal de televisão e é enviado para cobrir um evento que nos Estados Unidos (e penso que no Canadá também) é muito conhecido — o Dia da Marmota. O Dia da Marmota é no dia 2 de Fevereiro e consiste em uma marmota que sai da toca dela e se vir a sua sombra é sinal de que vai haver mais 6 semanas de Inverno. Não é uma ciência muito exacta, mas vamos focar-nos no filme. Phil é enviado para cobrir o evento pelo quarto ano consecutivo e não está nada contente com o sucedido. Então, na pequena localidade de Punxsutawney, no estado do Pennsylvania, Phil dá por si preso num dia, a viver o Dia da Marmota… todos os dias.
Acho que todos já desejámos poder repetir um dia ou vários dias da nossa vida, mas o que seria se estivéssemos presos num só dia, ainda por cima um dia que não apreciamos particularmente? Gosto de imaginar o que faria se ficasse presa num dia assim: o que tentaria mudar, quantas vezes teria de mudar essa coisa, o que faria para o melhorar, o que faria quando já tivesse vivido aquele dia tantas vezes que já estava farta?
Sinceramente, não sei como reagiria. Mas sei que se tivesse de viver um dia mau vezes e vezes sem conta é possível que desse em maluca. Agora… se fosse um dia bom… provavelmente cansar-em-ia dele também. E vocês? Como acham que reagiriam se ficassem presos num dia da vossa vida?
Esta publicação serve como #9 do Movie 36 (equivalente a Setembro).
Quem também participa no Movie 36
Lyne, Imperium
Joana, Twice Joaninha
Francisca, Apenas Francisca
Sónia, By The Library
Inês, Vivus
Alice, Senta-te e Respira
Vanessa, Make It Flower
Cherry, Life of Cherry
Joana, Jiji
Carina, Discolored Winter
Sofia, Por Onde anda a Sofia?
Inês, Wallflower
Rosana, Automatic Destiny
Abby, Simplicity
Sofia, Ensaio sobre o Desassossego
Ficaria louco, sem dúvida. Em especial porque saberia que se estava a acontecer era porque algo em mim precisava de ser corrigido. Como sabemos que a introspeção nem sempre é fácil, em especial em determinadas circunstâncias, ficaria sem dúvida como tu.
Quanto ao filme não conhecia, mas tenho de com isto falar do A Morte Está de Parabéns, que saiu o ano passado e ganhará continuação no próximo ano. No filme a rapariga tenta descobrir quem é que a vai matar e é toda uma aventura em que passamos por muitas dessas fases que falaste. É a minha recomendação para ti. É de graça, vá 😛
Beijinhos e boa reflexão!
Que engraçado, quando vi o título do post achei que fosses falar do "Before I Fall" que tem um conceito mesmo muito parecido. É sobre uma rapariga adolescente que tem um acidente de carro e que começa a viver o mesmo dia vezes sem conta. Mas esse nunca vi, tenho que ver.
Beijinhos
Blog: Life of Cherry
Já tive a oportunidade de ver este filme mais do que uma vez e, em todas elas, fiquei sempre a pensar no mesmo. Por mais tentador que possa parecer, acho que repetir o mesmo dia acaba por ser desgastante, sobretudo, se tivermos esse facto bem presente. Sendo um dia mau, ainda pior. Mas, lá está, se fosse bom, também acabaria por cansar e perderia todo o seu significado
Eu acho sinceramente que dava em maluca, primeiro se fosse um dia mau ia ser horrível e se fosse um dia bom também acho que me cansava.
Fiquei interessada, apontei a sugestão 🙂