a doença, o sofrimento e a morte entram num bar [ricardo araújo pereira]

Sempre que o Ricardo Araújo Pereira é entrevistado, nota-se um padrão nas perguntas e nas respostas. Percebe-se também que o RAP é um ser humano muito inteligente, com centenas de referências culturais que o tornam o profissional que é. A Doença, o Sofrimento e a Morte é um livro sofre várias dessas referências. Li-o num instante, no início de Fevereiro, e ainda acabei a citá-lo num trabalho académico sobre comédia.

 

Esta publicação inclui links de afiliado.

 

Um bocadinho dentro da mente criativa do RAP

A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram Num Bar é um ensaio longo sobre o riso e a escrita de humor. Lê-lo é quase assistir a um monólogo de Ricardo Araújo Pereira sobre o seu trabalho, sobre a técnica e a teoria que habitam para lá de uma simples piada. Reconheci várias passagens, porque há muitas coisas sobre as quais o Ricardo já falou em muitas ocasiões, mas senti que ler este livro é ter acesso a um bilhete para o golden circle da mente criativa do RAP.

É um ensaio apelativo, fácil de ler e de compreender, mas tem um defeito: peca por ser demasiado curto. Lia o triplo das páginas sem qualquer problema. Estou habituada a ler o RAP das crónicas (mesmo das polémicas) e senti que, num contexto diferente, a escrita dele continua a funcionar igualmente e o livro é uma boa leitura para quem se interessa por humor e comédia… embora seja uma leitura introdutória, porque assim que começas a tirar referências é como se descesses pela toca do coelho e torna-se difícil voltar do mundo dos estudos de comédia.

O humor é contraditório como o caraças. É agressão mas também pode ser curativo, é crueldade mas também pode ser compaixão, é sobrecarga mas também pode ser alívio, é humilhação mas também pode ser apoteose, é leviandade mas também pode ser sensatez, é faísca mas também pode ser extintor.

Outros livros do autor

Para ler em breve tenho dois em espera: Reaccionário com Dois Cês e Idiotas Úteis e Inúteis.

Se gostaste deste, vais gostar de...

O Riso, de Henri Bergson. Além de ser citado pelo RAP várias vezes, é também um ensaio sobre riso e humor.

Título original: A Doença, o Sofrimento e a Morte Entram num Bar
Autor: Ricardo Araújo Pereira
Ano: 2016

Comprar*: Wook

*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão

Este livro interessa-te?

2 Replies to “a doença, o sofrimento e a morte entram num bar [ricardo araújo pereira]”

  1. É o único livro que tenho do RAP e que quero ler em breve… apesar de gostar não sigo muito o trabalho do Ricardo, por isso para mim o texto será praticamente inédito. Estou com alguma expectativa! 🙂

partilha a tua teoria...