5 coisas que talvez não saibas sobre a newsletter do blog

Quando criei a newsletter, no verão de 2019, a ideia era ter um meio de comunicação do blog, talvez de uma forma mais próxima. Inicialmente, tinha pensado em algo a ser enviado mensalmente, que, de certa forma, substituiria as publicações de favoritos do mês. Não fui muito regular em 2019 e em 2020, mas quis tentar dar-lhe uma rotina a partir de 2021 e, desde aí, quase todas as semanas tem saído uma nova edição. No próximo domingo, dia 30 de outubro, seguirá a edição 100. Lembras-te de quando, na escola, se celebrava afincadamente a chegada à lição 100? Achei que a newsletter 100 também merecia.

5 coisas que talvez não saibas sobre a newsletter

Podes responder aos e-mails embora tenha havido algumas edições recentes em que, por falha minha, as respostas não chegaram até mim, podes responder à newsletter, como se de um e-mail normal se tratasse. Esta particularidade já me permitiu conversar com vários subscritores de uma forma muito interessante.

O texto resulta sempre que alguma ideia aleatória que me surgiu naquela semana — muitas vezes são textos curtos sobre a minha semana ou sobre algo em que andei a pensar naquela semana, por isso também tento enviar sempre ao domingo, para dar aquela sensação de fim de uma semana e início da outra. Muito por causa disso, a maioria dos textos é exclusiva da newsletter. E incluo sempre ligações para as publicações dessa semana no blog.

As coisas que iluminaram a semana — se fiz um menção a daylight através do verbo iluminar? Claramente. Nesta rubrica, que termina quase todas as edições, escrevo as coisas boas daquela semana. Criei esta rubrica numa altura em que estava a ter dificuldade em reconhecer as coisas boas que iam acontecendo e sentia que precisava de um exercício de gratidão.

O propósito de exercitar a escrita — enquanto fizer sentido quero manter os envios semanais, porque sinto que mesmo nas alturas em que estou a escrever menos tem sido um bom exercício haver algo para escrever todos os fins-de-semana. O propósito da newsletter tem sido cada vez mais o de me incentivar a manter contacto regular com quem me segue, mesmo quando não estão a sair publicações no blog.

Acesso ao arquivo de e-mails — quando subscreves a newsletter é-te enviado um e-mail para confirmares a subscrição e, posteriormente, recebes um e-mail de boas-vindas, com acesso ao arquivo da newsletter, onde podes ler edições anteriores.

Ainda não subscreveste?

* indicates required

2 Replies to “5 coisas que talvez não saibas sobre a newsletter do blog”

  1. Sou péssima na arte da resposta, mas não perco uma edição 😀
    Gosto muito das coisas que iluminaram a semana, acho que é mesmo uma maneira bonita de aprendermos a ver a vida de outras perspetivas, porque nem sempre é fácil vermos para além da dor ou do cansaço
    Que venham mais 100 e mais 100 e tantas outras mais

partilha a tua teoria...