Comprei este livro na minha primeira Feira do Livro do Porto, em 2021. Era um livro que queria ler há algum tempo, mas ia adiando a compra. Encontrei-o na Feira do Livro e decidi trazê-lo, mas, posteriormente, fui adiando a leitura — algo que eu já devia saber que ia acontecer porque na publicação sobre o que comprei nessa visita eu disse logo: Vamos é ver quando é que leio os livros novos, não é? A resposta é: li um nesse ano e todos os outros ficaram em espera… até eu pegar em Racismo no País dos Brancos Costumes em janeiro, inspirada pelo Alma Lusitana, da Andreia. Sei que não adiei a leitura por receio de me confrontar com o tema, mas acredito que, para muitas pessoas, esse receio possa existir.
Esta publicação inclui links de afiliado.
Trigger warning:
racismo e discriminação
Racismo no País dos Brancos Costumes: um confronto com a realidade
Racismo no País dos Brancos Costumes é um conjunto de reportagens feitas pela Joana Gorjão Henriques para o jornal Público, todas focadas em algo intrínseco aos portugueses: o racismo. É sempre complicado quando se diz que Portugal é um país racista. Podemos, no geral, estar sempre prontos a criticar o nosso país, no entanto quando se diz “Portugal é racista” há algo que se liga em algumas pessoas e que as faz entrar em modo defensivo e refutar de imediato esta afirmação. Como se afirmar que, na sociedade portuguesa, existe racismo fosse totalmente acusatório e fosse diretamente dirigido a quem ouve tal afirmação. Para mim é inegável: Portugal é um país racista. O que não significa que todos sejamos racistas. Mas também não significa que não devamos confrontar-nos com a história do nosso país e com os nossos comportamentos individuais e em sociedade. Eu também já tive atitudes racistas e não me considero racista. Tal como provavelmente já aconteceu com muita gente que não se considera racista. Acredito que seja difícil olhar para dentro e assumir que, enquanto sociedade, há coisas em que temos falhado, mas será ainda mais difícil se continuarmos, coletivamente, a fingir que é um não-assunto. Não está na altura de tentar enfrentar o problema de frente?
É precisamente isso que este livro faz. Com esta série de reportagens, vemos casos reais de racismo e discriminação com base unicamente na cor de pele. O livro divide-se em sete grandes áreas: justiça, nacionalidade, habitação, emprego, educação, ativismo e colonialismo. Em cada uma delas descobrimos uma história bem real. As reportagens foram publicadas originalmente entre novembro de 2016 e setembro de 2017. É março de 2023 — achas que mudou muita coisa?
Sou suspeita, porque gosto de ler histórias reais e a minha formação jornalística faz-me gostar muito da reportagem enquanto género, mas acredito que este é um livro que se gosta facilmente de ler, mas cuja leitura pode não ser nada fácil. Posto isto, não posso deixar de o recomendar. A toda a gente.
Outros livros do autor
A autora escreveu também Racismo em Português — o lado esquecido do colonialismo.
Título original: Racismo no País dos Brancos Costumes
Autora: Joana Gorjão Henriques
Ano: 2018
Comprar*: Wook
*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão
Tenho sempre muitas reticências ao dizer que determinado livro deveria ser obrigatório, porque depende muito do gosto de cada um, mas por este abro uma exceção. É tão necessário!
Obrigada por abraçares o Alma com esta leitura tão pertinente *-*