Neste blog somos de efemérides, já se sabe, por isso não podíamos deixar passar este dia tão bonito para a cultura portuguesa: o Dia do Autor Português. Foi um dia criado pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) em 1982 e assinala-se no dia 22 de maio por ser o aniversário da SPA.
Apesar de querer assinalar a data, não tinha uma ideia certa em relação àquilo que queria fazer para comemorar o dia… até me ter lembrado de que podia dar uma atualização à lista (sempre a mudar) de autores portugueses que quero ler até ao fim do ano.
Autores portugueses para descobrir
Joana Bértholo
Conheci a Joana Bértholo graças a uma entrevista que ela deu ao podcast Ponto Final, Parágrafo, mas ainda não li nada dela. Este verão isso vai mudar. Ela é a autora de julho do Alma Lusitana e também estará nas leituras conjuntas do Livra-te de agosto, por isso, como os livros dela estão no Kobo Plus, vou aproveitar para finalmente conhecer a obra dela.
O que vou ler da Joana: Ecologia e A História de Roma.
Pedro Mexia
Acompanho o Pedro Mexia há anos, graças ao Governo Sombra Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer, e tenho também dois livros dele em casa, um comprado na Feira do Livro do Porto em 2021 e outro que recebi como oferta ao comprar o curso de crónicas da Tinta-da-China com o Público, que fiz no ano passado.
O que tenho para ler do Pedro: Lá Fora e A Vida dos Outros.
Filipa Fonseca Silva
Ando muito curiosa para ler a obra da Filipa Fonseca Silva e, se tudo correr bem, será uma leitura de outono, uma vez que é a autora de novembro do Alma Lusitana. Tenho visto algum feedback positivo sobre os livros dela, mas quero poder ter uma opinião também.
O que vou ler da Filipa: O Elevador.
Nuno Nepomuceno
O Diogo fala muito do Nuno e eu, apesar de não ler muito policiais nem livros do género, estou disposta a dar uma oportunidade em breve, principalmente porque vários dos livros do Nuno estão no Kobo Plus.
O que vou ler do Nuno: A Célula Adormecida.
Célia Correia Loureiro
Acho que conheci o trabalho da Célia quando ela republicou Demência em 2019. Apesar de até a acompanhar nas redes sociais, ainda não cheguei a ler nada escrito por ela, mas tenho um livro à minha espera, que a Andreia me deu.
O que tenho para ler da Célia: Os Pássaros.
João Pinto Coelho
Era para o ter lido quando o livro dele foi livro do mês do Livra-te, mas não deu. No entanto, ouvi falar tão bem dele e do livro que decidi mantê-lo na lista, para quando estiver numa de ler livros do Kobo Plus.
O que vou ler do João: Mãe, Doce Mar.
Lénia Rufino
A Lénia foi uma descoberta do Livra-te e estou muito curiosa para me aventurar no livro dela, que recentemente teve edição no Brasil. Como toda a gente que conheço que já leu adorou, sinto que preciso de controlar as expectativas, mas talvez no final do ano compre o livro.
- O que vou ler da Lénia: O Lugar das Árvores Tristes.
Na minha lista também constam os 3 primeiros e o João Pinto Coelho (ainda estou a fazer figas que a prenda da minha prima, que ainda não recebi, seja o livro dele ahahahah)
Recomendo muito os livros do Nuno Nepomuceno e o da Lénia Rufino. Quanto à Célia Correia Loureiro, adorei o Demência, que história!
Feliz Dia do Autor Português 💙
Alô, prima da Andreia, ainda vais a tempo de safar a prenda! 🤣