- Quando: 21 a 23 de fevereiro de 2023
- Gatilhos: ser crente em Leiria
Existe uma teoria da conspiração em relação à minha leitura deste livro que preciso de esclarecer antes de começarmos. Esta teoria da conspiração diz que eu estava a meia dúzia de metros do Guilherme, na fila para autógrafos do Terapia de Casal no Hard Club, quando terminei o livro. Preciso de abordar esta teoria porque… bem, esses conspiracionistas estão certos. Não me vou armar em negacionista. No entanto, podia e estaria totalmente de acordo com o tema deste Deve ser Deve se me armasse agora em negacionista.
Deve Ser Deve: um estudo intensivo sobre negacionistas e teorias da conspiração
Deve Ser Deve é o primeiro livro a solo do Guilherme e é um livro que tem tanto de humor como de investigação. O Guilherme pegou em algumas teorias da conspiração do mundo dos negacionistas da internet e não só os analisou com humor, mas também se pôs do lado dos negacionistas e fez uma análise com muita graça.
Há teorias da conspiração para tudo: desde os famosos que morreram (mas talvez não) à existência (ou não) de Covid-19 e, claro, a mais chocante: a existência de Leiria. É um livro que se lê muito bem porque a escrita do Guilherme assim o permite e também porque tem piada. Além disso, não é o típico livro de humor. Nota-se que o Guilherme investigou mesmo muito os temas que escolheu e isso nota-se no livro. Enquanto lia os últimos capítulos estava sempre a comentar que ele devia ter gasto muitas horas a preparar o livro.
Se estão a morrer ursos polares, eles que tivessem emigrado para o Canadá, como fez a família da Nelly Furtado.
Título original: Deve Ser Deve
Autor: Guilherme Fonseca
Ano: 2022
Comprar*: Wook
*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão
«Gatilhos: ser crente em Leiria» 😂😂😂😂 vou rir até 2050 😂😂😂😂
Estou cá para confirmar essa teoria e não te permitir seguir o caminho do negacionismo ahahahah
Sinto que ele conseguiu equilibrar mesmo a parte da investigação com a parte humorista. E foi giro estar a ler e sentir que, em algumas partes, o podia estar a ouvir.
Não quero que os crentes em Leiria sofram a ler! 🤣
Cá estamos a aguardar o audiolivro, Guilherme Fonseca!