Fazer vídeos curtos de alguns dos meus dias é algo que tenho gostado de fazer. É um tipo de conteúdo que gosto de ver por isso acho que facilita nisto de o querer fazer, mas também é algo que ajuda a criar algum tipo de ligação entre criador de conteúdo e seguidor. Para mim, têm de ser vídeos simples, sem grandes artefactos, que mostrem algo do meu dia-a-dia, mas sem serem demasiado intrusivos. Os vlogs são algo que adoro fazer, principalmente os de escrita. Tornam a escrita menos solitária e permitem que, quem me segue, se possa envolver de forma diferente com aquilo em que eu esteja a trabalhar.
O último vlog que fiz é mais um writing sessions, ou seja, são vídeos sobre sessões de escrita. Este foi gravado no final de agosto, numa sessão de revisão de texto, que é algo que passei este mês a fazer. A revisão de texto é uma das partes mais importantes e mais desafiantes de qualquer texto e, principalmente, de qualquer história. Tem muito de reler e corrigir gralhas, mas também de notar frases sem sentido, repetições e até ter algum distanciamento para perceber as falhas da narrativa. É frustrante, sim, mas também consegue ser motivador.
Eu gosto muito da parte da revisão, mas também sofro um bocadinho com ela. Para ajudar, estes são alguns essenciais das sessões de revisão:
📌 bebidas (água ou chás frios no verão, cappuccinos e chás quentinhos no resto do ano);
📌 banda sonora apropriada;
📌 companhia produtiva;
📌 um local onde possa dizer os diálogos em voz alta para ser se soam a algo que uma pessoa diria.
Adoro estes teus pequenos vídeos aka partilhas da Sofia 😀