bairro das cruzes [susana amaro velho]

Depois de ter lido, no início do ano, Inquieta fiquei com vontade de ler mais da Susana Amaro Velho. Quis o Clube do Livra-te que a leitura conjunta do Discord fosse o Bairro das Cruzes — a oportunidade certa para voltar à obra da Susana, num livro recentemente reeditado.

Bairro das Cruzes leva-nos até a um bairro de Mafra entre as décadas de 50 e 70. O Bairro das Cruzes é uma espécie de bairro amaldiçoado, do qual parece que ninguém consegue sair. É no Bairro das Cruzes que vive Luísa. A família de Luísa é complexa. A mãe despreza-a, a avó odeia-a e o avô é o único aliado. Depois há Rosa. A prima-melhor amiga com quem não pode realmente contar e que, muitas vezes, é mais inimiga do que tudo o resto.

Entre problemas familiares novelescos, Bairro das Cruzes acompanha também uma época particularmente importante da história portuguesa. Em pleno Estado Novo, a PIDE e os comunistas são constantemente mencionados e têm um impacto forte na outra personagem principal deste livro: o próprio Bairro das Cruzes.

Eu sabia que era assim que todos acabávamos… em reticências.

Mais uma vez, gostei muito da escrita da Susana. É uma escrita simples e envolvente, que consegue transportar-nos para a realidade das personagens. Sinto que passamos muito tempo a torcer pela Luísa, mas também sabemos que ela vai estar sempre a ser atraída para o Bairro.

Para mim, a melhor prova da qualidade da escrita da Susana prende-se com o facto de haver vários momentos da história, principalmente mais para o final, que são muito novelescos — pelo menos para o meu gosto — e, ainda assim, eu li-os sem revirar os olhos porque estava realmente envolvida e a escrita agradava-me.

Título original: Bairro das Cruzes
Autora: Susana Amaro Velho
Ano: 2023 (edição original: 2019)

Este livro interessa-te?

One Reply to “bairro das cruzes [susana amaro velho]”

  1. Este Bairro é mesmo especial! Foi o primeiro livro que li da Susana Amaro Velho e fiquei rendida à escrita, às personagens e ao ambiente que criou – honestamente, acho que continuará a ser o meu filho favorito ahahah
    Fico mesmo feliz por teres tido esta experiência de leitura

partilha a tua teoria...