- Quando: 13 a 18 de abril de 2023
- Gatilhos: luto
Depois de ler — e adorar — Just Kids fui comprando os outros livros da Patti Smith que existem em português. Just Kids abriu um precedente difícil: criou muitas expectativas. Foi preciso tentar equilibrar a excecionalidade de Just Kids com a certeza de que seria impossível igualar. Decidi que iria arriscar primeiro em M Train.
M Train é um livro ao qual a Patti se referiu como “um mapa das estradas da minha vida”, algo que compreendemos de imediato. É um livro de crónicas de viagens, mas não da forma que provavelmente esperávamos. Há algo de ritualístico em acompanhar a Patti nas visitas constantes ao mesmo café, algo de familiar em vê-la falar das séries criminais a que assiste.
Pessoalmente, não sou muito dada a simbolismos. Nunca os conseguir entender. Porque é que as coisas não podem ser tal e qual como são?
Para mim, M Train está cheio de nostalgia. Das viagens com Fred Sonic Smith aos textos sobre outros escritores, M Train leva-nos numa viagem pela nostalgia de uma forma que não esperava tão marcante.
Definitivamente, eu lia a lista de compras da Patti Smith. Se a li a escrever sobre séries criminais e o café preferido dela, acho que a lista de compras conseguiria ser igualmente cativante. Não está ao nível do quanto gostei de Just Kids, é certo, mas acho que nenhum outro livro dela estará.
Título original: M Train
Título em português: M Train
Autora: Patti Smith
Ano: 2015 (PT: 2016, com reedição em 2023)
Apenas Miúdos elevou mesmo muito a fasquia. Porém, contudo, não obstante, também gostei muito de viajar através deste M Train!
Venha de lá essa lista de compras ahah
Amei este livro! 🙂