- Quando: 9 a 17 de novembro de 2023
- Gatilhos: distúrbios alimentares; luto de relações; saúde mental
Já disse várias vezes que a Dolly Alderton da não-ficção é a minha preferida, no entanto o Ghosts (em português: Estás Aí?), o primeiro romance dela deixou-me expectante em relação à ficção. Ghosts tem a particularidade de muitas vezes parecer não-ficção e isso cativou-me. Por isso, era óbvio que Good Material teria de vir cá para casa assim que saísse — ainda por cima a sair do dia a seguir ao meu aniversário! Estava ansiosa por ler o novo romance, mas acho que devia ter gerido melhor expectativas.
Good Material (ainda sem tradução para português) é narrado por Andy, um comediante de 35 anos cuja carreira parece não arrancar. Quando o livro começa, Andy está de coração partido porque a namorada acabou a relação e este teve de se mudar temporariamente para casa dos pais para perceber o que fazer com a vida, mas é difícil seguir em frente quando ainda se ama a ex.
‘Don’t fall in love with me, Andy’.
‘I’ll try’, I reply.
Vou ser muito direta: o Andy é muito irritante, vitimiza-se muito (o que a certo ponto me começou a irritar ainda mais) e muito homem escrito por mulher. Estava a ser difícil para mim aceitar que o livro era narrado por um homem porque não me parecia um homem a narrar. Não achei totalmente convincente. Se ele me tivesse convencido mais, provavelmente tinha gostado mais das interações com o grupo de amigos, da tentativa de ter uma relação meio casual e até do facto de a carreira na comédia não estar a correr bem e isso ser uma questão fundamental para perceber a personalidade do Andy.
Acho que dá para perceber que este livro não foi bem o que eu esperava — o que não é necessariamente mau. Mais para o final do livro começava a haver uma certa evolução de personagens, como um tomar de consciência, com decisões importantes a serem tomadas e isso para mim fez todo o sentido para ajudar o arco do livro a formar-se. Também acho que se nota uma evolução em relação ao Ghosts e tenho a certeza de que continuarei a voltar à ficção da Dolly, até porque gosto mesmo muito da escrita dela. Só não tive em Good Material o livro incrível que esperava. (queria muito ter visto uma parte do texto do solo que o Andy ia apresentar no final)
Título original: Good Material
Título em português: [sem tradução disponível à data de publicação deste artigo]
Autora: Dolly Alderton
Ano: 2023