- Quando: 13 a 16 de maio de 2023
- Gatilhos: saúde mental; abuso de substâncias; relacionamentos abusivos
Algures em 2015, estava eu no segundo ano da faculdade, uma rapariga do último ano falou deste livro e eu arranjei um pdf manhoso para o ler. Foi dos primeiros livros em inglês que li. Nunca tinha visto Girls (entretanto vi a primeira temporada no ano passado) e aquilo que sabia sobre a Lena Dunham era que era amiga da Taylor Swift, e que, aos 20 e poucos, era considerada uma das escritoras e guionistas norte-americanas mais promissoras. Talvez estivesse a criar uma versão mais moderna de Sex & The City.
Não sei ao certo o que achei do livro na altura, mas sei que ficou sempre a sensação de que o devia voltar a ler mais tarde, como se precisasse de viver mais para o perceber melhor. Comprei-o há dois anos, numa promoção qualquer, mas só me decidi a pegar-lhe este ano. Perto do fim dos 20 já devia entendê-lo melhor, não é? Bem… mais ou menos.
Com título original Not That Kind of Girl, este é um livro de memórias onde Lena fala, em pequenas crónicas dos mais variados formatos, sobre a vida dela a crescer e no início até ao meio dos 20. Há várias vivências aqui retratadas, muitos complexos, sexo, drogas, amizades. Não acho, no entanto, que seja um livro para toda a gente. O sentido de humor dela é um tanto peculiar e não acho que agrade facilmente.
When someone shows you how little you mean to them and you keep coming back for more, before you know it you start to mean less to yourself. You are not made up of compartments! You are one whole person! What gets said to you gets said to all of you, ditto what gets done. Being treated like shit is not an amusing game or a transgressive intellectual experiment. It’s something you accept, condone, and learn to believe you deserve. This is so simple. But I tried so hard to make it complicated.
Para mim, foi uma leitura interessante, mas, dentro do género, consegui identificar-me muito mais com o Everything I Know About Love, da Dolly Alderton, do que com este livro. Acho que traz uma visão interessante dos 20 e de uma miúda um bocadinho diferente e quase estranha, mas tem de ser um livro encarado com mente aberta e tranquilidade.
Algo que me deixou a pensar foi o facto de, na altura do lançamento, considerarem a Lena Dunham a voz de uma geração… não sei se ela terá marcado assim tanto as mulheres da idade dela, mas hoje acho que dificilmente ela o conseguiria fazer desta forma.
Título original: Not That Kind of Girl
Título em português: Não Sou Esse Tipo de Miúda
Autora: Lena Dunham
Ano: 2014 (PT: 2015)