a revoada [gabriel garcía márquez]

Li muito mais García Márquez este ano do que esperava. Ao todo vamos em 9 livros lidos e tenho gostado muito de explorar a obra dele para lá dos livros mais destacados. Felizmente, a obra dele é vasta e ainda tenho muitos livros por ler. Embora não esteja a ler por nenhuma ordem específica, este ano fui ao primeiro de todos, o primeiro romance do Gabito: A Revoada.

A Revoada tem um ponto de partida importante para outros livros — é neste livro que surge, pela primeira vez, Macondo, a aldeia em que se passa a ação de Cem Anos de Solidão. Assim que percebi que estava em Macondo fiquei imensamente feliz. Foi como voltar a casa.

De súbito, como se um remoinho se tivesse instalado no centro da aldeia, chegou a companhia bananeira, perseguida pela revoada. Era uma revoada tumultosa, alvoraçada, formada pelos detritos humanos e materiais de outras aldeias.

Já aqui Macondo é uma aldeia peculiar, claro. Um antigo médico morre, mas toda a aldeia o odeia e é o coronel, já velho, que decide enterrá-lo, para cumprir uma promessa. A história é narrada pelo coronel, a sua filha e o seu neto, o que acaba por ser muito interessante porque temos três perspetivas diferentes perante a mesma aldeia e a mesma história.

Quando me perguntam que livro recomendo para alguém começar a ler García Márquez normalmente digo sempre Crónica de Uma Morte Anunciada, porque é o meu preferido, no entanto acho que A Revoada pode ser uma boa hipótese também, principalmente para quem quiser ler Cem Anos de Solidão depois. Esta introdução a Macondo e à suas pessoas funciona muito bem como introdução à obra de García Márquez. Vale a pena.

Título original: La Hojarasca
Título em português: A Revoada
Autor: Gabriel García Márquez
Ano: 1955 (PT: 2007)

Este livro interessa-te?

2 Replies to “a revoada [gabriel garcía márquez]”

partilha a tua teoria...