o perfume das flores à noite [leïla slimani]

Tem-me acontecido ficar a conhecer a escrita de um autor em livros sobre escrita e só depois ir à ficção. A Leïla Slimani é um desses exemplos. Ainda não li mais nada dela, mas li O Perfume das Flores à Noite, um livro sobre escrita… ou talvez sobre algo mais do que escrita. Confesso que o que me levou a comprá-lo antes de O País dos Outros foi a premissa associada ao livro. Enquanto escritora, ela prefere a solidão, mas acaba por aceitar um convite para passar a noite num museu em Veneza.

Se pensei logo naqueles filmes de À Noite no Museu? Sim, claro. Embora não haja nada nas peças de arte a ganhar vida, a verdade é que a Leïla acaba a percorrer as salas do museu durante a noite, com o perfume das damas-da-noite a invadi-la e a transportá-la para a infância, em Rabat.

Não sei se escrever me salvou a vida. Regra geral, desconfio desse tipo de formulações. Teria sobrevivido sem ser escritora. Mas não estou certa de que tivesse sido feliz.

Mais do que um livro sobre escrita, O Perfume das Flores à Noite é um livro sobre a criação da arte, sobre os caminhos que percorremos e que nos levam a refletir sobre a beleza, o silêncio e a solidão, mas também sobre as obras que nos têm tornado quem somos.

Fascina-me que a maior parte dos livros que tenho lido recentemente sobre escrita sejam mais do que livros sobre escrita. Há muito tempo que sinto que a ideia de trocar dicas de escrita e partilhar trivialidade sobre algo tão pouco trivial não faz assim tanto por quem escreve. Mas estes livros que falam de escrita de uma forma quase holística têm sido um apoio muito mais importante. Não é tanto o como escreves mas o porque é que escreves.

Título original: Le parfum des fleurs la nuit
Título em português: O Perfume das Flores à Noite
Autora: Leïla Slimani
Ano: 2021 (PT: 2022)

Este livro interessa-te?

3 Replies to “o perfume das flores à noite [leïla slimani]”

partilha a tua teoria...