livros para 2024

It’s ti-iiiiiiiiiiiime! Vamos falar sobre livros para 2024?

Honestamente, 2023 foi um ano surpreendente a nível literário. Nem nos meus wildest dreams imaginaria ler mais de 100 livros num ano, muito menos num ano em que tinha pensado ler menos. No entanto, não venho para 2024 confiançuda. Sei que ganhei um ritmo de leitura maior, mas também sei que 2023 trouxe algumas condicionantes que me fizeram agarrar aos livros de uma forma diferente.

Os meus objetivos para 2023 incluíam ler 48 livros, ler 3 livros do García Márquez que nunca tivesse lido, fazer book buying ban e escrever mais sobre os livros que leio. Consegui cumprir todos. Fui mais consciente nas minhas compras e todos os livros que li tiveram uma publicação sobre eles — ou uma publicação onde juntei vários. Faltam-me poucos livros para terminar as opiniões de 2023 e até este exercício de escrever sobre o que leio se revelou uma boa rotina para mim.

Livros para 2024

Quando comecei a pensar no que queria ler este ano olhei para a página do Notion onde tenho anotados os livros físicos e ebooks que tenho por ler e percebi de imediato qual tinha de ser o meu ponto de partida, por isso o meu foco deste ano é:

  • Ler 70 livros… com o objetivo de limpar a TBR física.

Eu sei que isto é ambicioso. Será mesmo possível ler todos os livros que temos? Podia ser uma pergunta retórica, mas já vi quem o tenha feito e é algo que, neste momento, faz sentido para mim ambicionar. Não sei se vai acontecer porque sei que haverá sempre momentos em que vou comprar livros e porque não incluí aqui os ebooks, mas como estou focada na poupança e na limpeza acho que vou conseguir diminuir muito esta pilha de livros por ler. E se realmente a limpar por completo vai ser uma pequena vitória.

Apesar deste foco não me vou limitar em relação a participar em clubes de leitura. Tenho decidido ler cada escolha de acordo com a disponibilidade que tenho nesse mês para comprar livros ou até com a vontade que sinto de ler aqueles livros no momento e, para mim, está bom assim. Não tenciono estar propriamente em book buying ban em 2024, mas como estou com um objetivo específico em mãos a nível de livros por ler e outro a nível de poupança sei que vou continuar consciente daquilo que compro, tanto físico como digital.

  • Continuar a escrever sobre os livros que leio.

Tal como em 2023, quero também continuar a escrever reviews sobre todos os livros que leio, mesmo que em alguns sejam apenas pequenos apontamentos. Para já, a próxima semana é dedicada unicamente a algumas reviews que ficaram em atraso e depois retomamos a programação normal, porque ainda há livros de dezembro sobre os quais publicar.

  • Terminar o quarteto das estações do ano da Ali Smith.

Depois de ter lido o Outono no outono de 2022, parti para Inverno no inverno de 2022 mas calhou numa fase complicada e foi um livro que arrastei a tal ponto que só terminei no fim de maio. A review dele chega para a semana e, como já tenho PrimaveraVerão, vou querer finalmente concluir o quarteto.

Quais são os teus objetivos literários para este ano?

partilha a tua teoria...