luanda, lisboa, paraíso [djaimilia pereira de almeida]

Luanda, Lisboa, Paraíso foi o primeiro livro da Djaimilia que comprei, algures na primavera de 2021. Acabou por não ser o primeiro livro dela que li (foi o Maremoto), mas sabia que seria leitura para este ano e tive o empurrãozinho perfeito quando a Andreia partilhou a ideia para o Projeto Ler Djaimilia. Na sua essência, este projeto é a loucura da Andreia a saltar para o mundo porque a ideia dela é ler toda a obra da Djaimilia este ano. Não vou ler a obra toda dela, mas aproveitei para ler este livro já em janeiro e lerei outros dois mais para a frente no ano.

Luanda, Lisboa, Paraíso conta a história de Cartola e Aquiles, pai e filho que deixam Luanda rumo a Lisboa para que Aquiles faça uma cirurgia ao calcanhar (achei maravilhoso e muito engraçado que o Aquiles tivesse um problema no calcanhar). Em Lisboa a vida não é cheia das maravilhas que a idealização da cidade prometia. Este confronto com a realidade é também um confronto com a solidão e com a certeza de que não haverá um regresso a Luanda. Com as desventuras da vida, é uma história muito bonita sobre como amizade ajuda até as pessoas mais perdidas.

Não fora por descuido que não tinham desfeito as malas. Fora por esperança. Sabiam não ter ainda chegado ao destino.

Este livro firmou a minha certeza de que a escrita da Djaimilia é das mais bonitas que por aí anda. Mesmo sentindo que a história estava a demorar a conquistar-me, lia com gosto porque a escrita da Djaimilia assim o permite. Gostei muito de ver a evolução da amizade entre o Cartola e o Pepe, para mim a parte mais bonita de todo o livro.

Título original: Luanda, Lisboa, Paraíso
Autora: Djaimilia Pereira de Almeida
Ano: 2018

Este livro interessa-te?

One Reply to “luanda, lisboa, paraíso [djaimilia pereira de almeida]”

  1. «Na sua essência, este projeto é a loucura da Andreia a saltar para o mundo», a rir até 2050! Melhor definição possível, vou emoldurar 😂

    Qualquer dia, tenho de reler este, porque continua a ter um lugar especial no meu coração

partilha a tua teoria...