- Quando: 4 e 5 de janeiro de 2024
Houve uma altura em que achei que precisava mesmo de ler tudo o que houvesse para ler sobre escrita. Depois percebi que a certo ponto tens de escrever — não podes simplesmente passar o tempo a ler sobre escrever. No entanto continuo a gostar muito de ler sobre a experiência de outros escritores, como lidam com a sua arte e como a arte se insere nas suas vidas. Mais do que ler mil e uma dicas de escrita, sinto que se ganha muito mais a ler observações de escritores. Foi por isso que o Vale a Pena?, da Inês Fonseca Santos, me interessou logo: é um livro sobre escritores e a visão deles, romantizada ou não.
Vale a Pena? é um livro curtinho, mal a tocar as cem páginas, em que Inês Fonseca Santos reune conversas com alguns escritores portugueses sobre a criação, o mercado, mas, principalmente, sobre a forma de estes escritores verem o mundo. Entre os escritores estão Álvaro Magalhães, Afonso Cruz, Catarina Sobral e Mário de Carvalho.
Ser escritor é como ser atleta de alta competição: o que se come, o que se dorme, o que se lê, o que se escreve, tudo no dia contribui para o treino altamente especializado, com o objetivo de se chegar ao Olimpo. Não é possível sem trabalho nem persistência. As musas são preguiçosas e nós é que estamos ao serviço delas.
Achei que o livro me ia dar algo, mas sinto que me disse muito mais do que imaginava e dei por mim a sublinhar longos excertos num livro tão curto. É exatamente o tipo de livro que me interessa sobre escritores: ficar a conhecer a forma como veem o mundo, mesmo que não concorde, dá-me muito mais sobre literatura e escrita do que todas aquelas dicas semelhantes que encontrava nas pesquisas da internet.
Gostava de ver uma continuação do livro com declarações dos escritores que surgiram no meio literário português desde a publicação deste livro, em 2017, porque, embora pouco tenha mudado em relação às questões aqui retratadas, acho que se ganha sempre quando se acrescentam visões e experiências ainda mais díspares, mesmo que de escritores que têm menos anos de ofício do que os incluídos neste livro.
Além de ser um livro muito bom para quem escreve, acho que é também uma boa leitura para quem lê e para quem se interessa pela literatura portuguesa. Não é um manual, é um ponto de encontro de ideias. E é sempre bom encontrar ideias.
Título original: Vale a Pena? – Conversas com escritores
Autora: Inês Fonseca Santos
Ano: 2017
Estou a adorar este livro, precisamente por ser tão rico em perspetivas distintas. E por sentir que a tua visão dos temas, por mais distinta que seja, é validada e bem acolhida. Não estão ali para julgar, apenas para partilhar o que os move.
Uma continuação seria incrível!