- Quando: 5 e 6 de fevereiro de 2024
A primeira imagem que tenho da Catarina é dela super grávida, a três ou quatro semanas de ter a Maria Rita, com um sorriso muito acolhedor. Era verão, estava muito calor, e eu queria ir dizer olá ao Raminhos, mas tinha muita vergonha de o fazer. Ela, percebendo que a vergonha não ia ser ultrapassada, levou-me até ele, que estava a limpar o carro verde pequenino.
Naquela altura ela era, para mim, a mulher do Raminhos. Claro que não podia ser só a mulher do Raminhos, mas todas as outras versões dela viriam a ser descobertas aos poucos, mais tarde. Catarina, a mulher do Raminhos. Catarina, a mãe das Marias. Catarina, a escritora, a mulher. Não é por acaso que refiro todas estas versões da Catarina para começar a falar sobre este livro. Uma Incrível História Banal começa precisamente com Catarina a referir esta multiplicidade de partes que fazem com que ela seja quem é.
Quando me pedem para falar de mim, bloqueio.
Eu, que tenho sempre tanta coisa a dizer ao mundo, bloqueio. É que não há nada mais difícil para quem se habituou a ser mãe, mulher, filha, irmã, amiga entre tantas outras coisas ao mesmo tempo do que encontrar-se aqui pelo meio.
Uma Incrível História Banal tem um conjunto de textos sobre a forma como a Catarina navegou a vida, desde a infância à atualidade, entre faculdade, casamento, amizades e, claro, a maternidade. Ilustrado com muitas fotografias e algumas cartas pontuais das pessoas que fazem parte da sua vida, sinto que este é um livro que mostra muito bem que a Catarina é, antes de tudo o resto, ela própria.
Acredito que não seja um livro apelativo para quem não acompanha a Catarina ou o Raminhos, porque também é um livro muito íntimo, mas há muito nestes textos que certamente consegue tocar em muitos poucos com que as mulheres lidam ao longo da vida — os complexos, a família, as amizades femininas, a maternidade, o aborto… no fundo, acho que é um livro que mostra que atrás de uma grande mulher está sempre ela própria.
Título original: Catarina — Uma Incrível História Banal
Autora: Catarina Raminhos
Ano: 2021
Não conhecia, mas fiquei curiosa.