- Quando: 29 de abril de 2024
- Gatilhos: doenças terminais; relacionamentos
Mr. Salary foi o segundo trabalho que li da Sally Rooney, em 2020. Tinha lido Normal People no início desse ano e queria mais, por isso fui ao encontro deste conto, que está disponível gratuitamente no Irish Times. Mr. Salary traz a história de Sukie. Anos antes, a Sukie tinha-se mudado para a casa de Nathan, um homem mais velho (uma espécie de sugar daddy), porque a mãe dela tinha morrido e a relação com o pai não era a melhor. Agora, Sukie vive em Boston, no entanto a doença do pai faz com que ela volte e, por isso, volte a viver com o Nathan.
My love for him felt so total and so annihilating that it was often impossible for me to see him clearly at all.
É um conto por isso lê-se num instante e acho que é uma boa amostra daquilo a que a Sally Rooney já nos habituou: temos personagens complexas, metidas em confusões que muitas vezes se resolveriam com comunicação, e conseguimos ter uma ideia da própria forma de escrita da Sally.
Neste caso, acho particularmente interessante a maneira como ela aborda a relação entre a Sukie e o Nathan, que vive à base de dinâmicas de poder e tensão sexual, mas sem que esse envolvimento aconteça. Claro que, por ser um conto, há muita coisa que fica de fora e certamente leria uma versão alargada desta história com o mesmo entusiasmo.
No fundo, tive saudades da Sally, pronto, foi isso. E Mr. Salary é uma boa forma de matar saudades. No entanto, como em setembro haverá um novo livro da autora, decidi também reler os livros anteriores (algo que quero fazer há muito tempo) durante os meses de verão. Voltaremos à Sally em breve!
Título original: Mr. Salary
Título em português: Sr. Salário
Autora: Sally Rooney
Ano: 2016 (livro EN: 2019; PT: 2021)