- Quando: 14 e 15 de abril de 2024
Sei que já falámos algumas vezes da minha capacidade para acumular livros por ler durante muito tempo, tanto que o meu objetivo de leitura deste ano se prende com querer diminuir muito a lista de livros físicos por ler, onde habitam livros desde 2019. Não falámos, no entanto, do Kindle, onde a minha biblioteca está muito mais controlada, mas onde de vez em quando também ficam alguns livros à espera durante muito tempo. Um desses exemplos era o On Writing, do Charles Bukowski, que comprei em janeiro de 2019 e que decidi simplesmente deixar ficar. Acabei por me ver entre livros com vontade de ler algo curto e achei que era uma boa ideia ver o que tinha no Kindle. Foi assim que finalmente me estreei na obra do Bukowski.
On Writing não é o típico livro sobre escrita, com dicas ou crónicas sobre o tema, e por isso não sei se é justo dizer que é realmente um livro sobre escrita. Na verdade, On Writing reune cartas que Bukowski enviou, ao longo da vida, onde falava de escrita, dos contos que motivavam aquelas cartas ou simplesmente da vida e de, supostamente, não escrever.
I don’t want to make rules but if there is one it is: the only writers who write well are those who must write in order not to go mad.
Bukowski foi uma personalidade com as suas controvérsias e, não tendo lido nada dele, não é aqui que vou tirar conclusões sobre a sua escrita. No entanto, senti que se calhar este livro me diria mais se já tivesse lido algo ou se ele fosse alguém por quem nutrisse mais curiosidade ou empatia. Assim, acho que acabou por não funcionar para mim e foi só mais um ebook que comprei a um dólar e que pouco me conseguiu dizer. Pronto, está bem, se calhar preciso de parar de ter interesse em livros só porque supostamente falam sobre escrita. Também pode ser isso.
O livro não é mau, atenção. Acho que para quem gostar do autor este é um daqueles livros que dá para ter uma visão mais alargada da obra e até da vida do autor, mas para mim não valeu a pena.
Título original: On Writing
Título em português: [não existe versão portuguesa]
Autor: Charles Bukowski
Ano: 2015