- Quando: 4 a 8 de maio de 2024
- Gatilhos: relatos de pandemia
E eis a minha segunda participação no Projeto Ler Djaimilia, da Andreia. Em janeiro comprei dois livros da Fundação Francisco Manuel dos Santos para poder ler ao longo do ano e Regras de Isolamento foi aquele que escolhi ler primeiro. A pandemia ainda é um contexto muito recente e algo traumático para muitas pessoas. Aqueles primeiros meses, cheios de incertezas, foram os piores para mim, mas admito que houve um momento em que também foram os melhores. Estava desempregada e, pela primeira vez, conseguir trabalho ou não era algo que não dependia de mim: o mundo estava parado e eu teria de parar com ele e esperar que normalizasse. Depois passei o resto do tempo a trabalhar normalmente, portanto a pandemia foi passando e quando cheguei ao Porto, em setembro de 2021, ainda andávamos de máscara, mas já não era a mesma sensação de medo de antes.
Regras de Isolamento leva-nos precisamente à pandemia, num conjunto de textos que andam ali entre o conto e a crónica, com fotografias de Humberto Brito no final.
Querer que os nossos pais vivam para sempre não é o mesmo que querermos viver para sempre. É trocar o nosso fim pela sua continuação. Trocar a nossa imortalidade pela imortalidade dos nossos pais.
É o terceiro livro que leio da Djaimilia e, até agora, aquele de que menos gostei. Senti em todos eles que é preciso uma certa disponibilidade para conseguir entrar na escrita dela, no entanto neste pareceu-me mais difícil ainda e aquilo que achava que seria uma leitura rápida tornou-se uma leitura bastante mais demorada. Acho que esta necessidade de predisposição para a escrita dela acaba por talvez criar algum tipo de afastamento dos leitores, mas nunca o tinha sentido como neste livro.
Ainda assim, gostei da ideia de o livro ter uma espécie de hibridismo entre ficção e realidade, crónica e conto. O conto lá do meio não me encheu as medidas, mas acho que esta brincadeira entre géneros funciona muito bem e dá uma boa dose de criatividade ao que se lê. Também gostei muito das fotografias finais.
Concluindo, não foi uma experiência totalmente positiva, mas cá estaremos para outro livro da Djaimilia mais para o fim do verão.
Título original: Regras de Isolamento
Autora: Djaimilia Pereira de Almeida (com Humberto Brito)
Ano: 2020
Também não entrou para a minha lista de favoritos da autora. Gostei da premissa e desse hibridismo, mas houve aspetos que preferia que não fossem tão demorados
Não conhecia também este😆