- Quando: 17 de maio a 9 de junho de 2024
- Gatilhos: machismo; ter pouca paciência
Já alguma vez te aconteceu estares a ler um livro e, de tão mau que é, parares, olhares para a página e te perguntares: por que raio estou a ler isto? Admito que me aconteceu com The Breakup Tour, mas decidi acabá-lo, apesar de toda a raiva, com um único objetivo: poder dizer, com toda a propriedade, que o livro é fraco e que ver pessoas dizer que é o livro ideal para fãs da Taylor Swift é vergonhoso — ainda mais quando vem de pessoas que se dizem fãs dela também.
The Breakup Tour apresenta a estrela pop Riley Wynn. Riley acabou de editar The Breakup Record, em que cada música é sobre um ex. O ex-marido anda a dizer por toda a internet que é ele a inspiração para Until You, a música-sensação do álbum, mas, na verdade, é Max, o ex-namorado dos tempos da universidade, que, pelos vistos, ainda não esqueceu. Para que o ex-marido pare de se gabar, Riley convida Max para ir com ela em tour e, assim, tocarem juntos Until You. Porque, claro, Max é um pianista incrível, mas deixou a música para se dedicar ao negócio dos pais. E porque obviamente numa tour destas dá para se prepararem coisas assim em cima do joelho. Tudo tranquilo.
How do you listen to The Breakup Record when one of the songs is about you?
Maybe we should form a support group — me and the eleven other people Riley’s immortalized on her chart-smashing second LP. It’s the gripping, genius conceit of her new collection of songs-each one centers on a romantic split of Riley’s life.
Nem vou tentar amenizar isto: é uma fanfic terrível, cheia de ideias estereotipadas, más letras e uma escrita um tanto aborrecida. Não, não é para swifties — a não ser que achem particularmente interessante alimentar perspetivas que a própria Taylor já criticou. Quando temos a Taylor a criticar a visão de serial-dater, slut e todas as coisas que a imprensa (e não só) lhe chamou e depois o livro tem um parágrafo que diz: «Her reputation was made. “The Breakup Queen”, the music press calls her.»… não, lamento, mas não. Havia tantas maneiras de escrever uma boa fanfic de Taylor Swift e tinha mesmo de ser a pegar na maneira mais fácil de escrever uma má fanfic?
Claro que a escrita não ajuda — e prova, mais uma vez, que escrever canções não é para todos —, mas achei que podia, pelo menos, cumprir no entretenimento e não cumpre. É só revirar olhos, perguntar como é que fazem uma desconstrução tão mal feita dos estereótipos e ter muita vontade de enviar e-mails a todas as editoras que têm publicado coisas Taylor Swift-related se não têm vergonha de publicar só por quererem fazer dinheiro (embora já saiba a resposta).
Eu sei, normalmente tenho sempre algo positivo a dizer até sobre os piores dos livros, mas desta vez nem consigo. Vamos só considerar isto um aviso para não comprarem o livro e apagar imediatamente qualquer memória de o ter lido.
Título original: The Breakup Tour
Título em português: The Breakup Tour — A Canção do Nosso Amor
Autores: Emily Wibberley & Austin Siegemund-Broka
Ano: 2024