- Gatilhos: aborto; abuso de substâncias; distúrbios alimentares; saúde mental
- Quando: 26 de junho a 1 de julho de 2024
Estava a passear pelo feed do Instagram quando uma publicação da Leya me mostrou Okay Days, o livro da Jenny Mustard com a tradução acabada de chegar ao Kobo Plus. Aproveitei que estava a pagar mensalidade e comecei o livro lá. Acabei por desistir de ler em português porque a tradução me estava a incomodar — havia frases que soavam pouco naturais e excertos que pareciam não ter tido qualquer tipo de revisão. Não sou a pessoa que mais se queixa de traduções e até escolho ler muitas vezes em português, mas neste caso não consegui ignorar e recomecei-o em inglês.
Okay Days promete ser uma espécie de história de amor da era moderna e traz-nos dois narradores: a Sam e o Lucas. A Sam tem 28 anos, é sueca e está em Londres para fazer um estágio de três meses. A Sam é caos e dificuldade em crescer e se tornar adulta. Quando reencontra Lucas, que tinha conhecido dez anos antes, o verão fica claramente marcado por uma relação intensa. O Lucas tem 27 anos e está a tentar começar a vida adulta, mas parece não conseguir alcançar aquilo que pretende. Aquele verão é uma espécie de despedida da vida sem responsabilidades.
Semantics are too delicate at this early stage. I constantly mess up because I am a messy person and sometimes when he falls asleep I lie awake next to him wondering how he feels about my faux pas. I much prefer falling asleep first.
Okay Days foi uma leitura… okay. Estava entusiasmada por ler algo mais próximo da minha realidade, mas acabou por não ter assim tanto de proximidade. Por um lado, as dificuldades com a vida adulta, com estabilidade profissional e até com a ideia de ambição e do que queremos ser quando formos grandes é algo que compreendo e que gostei de ver. Até as questões relacionadas com querer ou não filhos e com a visão que temos do nosso corpo e do que é ser realmente saudável me conseguiam cativar. Por outro lado, o abuso constante de drogas não me diz o que quer que seja, as personagens não me interessaram, o interesse temático não conseguiu elevar a história e senti que, de certa forma, elas não acabam assim tão longe de onde começaram. Sinceramente, acho que é mesmo isso: um livro okay. E é melhor um livro okay do que um livro péssimo, certo?
Título original: Okay Days
Título em português: Okay Days
Autora: Jenny Mustard
Ano: 2023 (PT: 2024)