você nunca mais vai ficar sozinha [tati bernardi]

Sou fã das crónicas da Tati Bernardi, mas, dos livros publicados em Portugal, faltava-me ler um, que não é de crónicas. Curiosamente acabei por ler a versão brasileira de Você Nunca Mais Vai Ficar Sozinha, que comprei numa promoção da loja do kindle. Ao contrário dos anteriores, este é um romance e, embora seja ficção, senti que podia facilmente confundir-se com autoficção, talvez por o tema ser tão recorrente na escrita da Tati.

Você Nunca Mais Vai Ficar Sozinha traz Karine, uma mulher de 35 anos que está grávida de uma menina. Uma consulta com a enfermeira Beth acaba por servir de impulso a que Karine percorra uma série de memórias e recordações, desde relações amorosas à sua própria relação com a mãe — quase em modo filha és, mãe serás.

Porque, na verdade, a gente é muita coisa e não dá pra ser todas ao mesmo tempo… mas, com criança pequena, é preciso ser mãe o tempo todo… e eu nunca fui nada ininterruptamente.

Sei que é um tema em que a Tati navega em muitas crónicas, mas ver a relação entre mãe e filha explorada aqui de uma forma mais intensa fez-me todo o sentido no universo de temáticas que ela aborda — sem nunca esquecer o sentido de humor e as marcas de linguagem já tão características. Tendo já chegado ao ponto da vida em que muitas pessoas à minha volta falam como se fosse garantido que o meu futuro passa por casar e ter filhos, tenho gostado de me afastar dos comentários dos outros assistindo à experiência dos outros e admito que tenho gostado de ver relatos de maternidade meio loucos — até porque é assim que imagino a maternidade: uma loucura.

Este livro é, como em tudo o que a Tati faz, uma excelente combinação de assuntos sérios com humor. A desconstrução de algo através do humor é sempre interessante, mas a forma como a Tati o faz com a maternidade é algo que acho fascinante noutro patamar. Não gostei tanto deste livro como gosto das crónicas, no entanto acho que este é um bom ponto de ligação à escrita da Tati: nos temas e no humor.

Título original: Você Nunca Mais Vai Ficar Sozinha
Autora: Tati Bernardi
Ano: 2020 (PT: 2021 // 2024)
Lido entre 20 e 24 de novembro de 2024
Gatilhos: maternidade; linguagem explícita

você nunca mais vai ficar sozinha Tati bernardi

Este livro interessa-te?

partilha a tua teoria...