objetivos para 2025

E eis que nos voltamos a encontrar em mais um início de ano com objetivos para partilhar, não é? Enquanto preparava esta publicação não pude deixar de ficar surpreendida por ter partilhado tantos dos meus objetivos de 2024 por aqui. Começamos por os rever?

Os objetivos de 2024

Ler 70 livros — Falaremos dos objetivos livros em sede própria, no entanto, de facto, li 104 livros, por isso cumpri o objetivo em número. O resto falamos depois.

Escrever (de início) o ~wildest dreams~ — Este ano escrevi um livro e fico feliz por o ter feito, no entanto agora quero reescrevê-lo.

Eras Tour.

Viajar para outro país — Em 2024 conheci finalmente outro país para lá da Península Ibérica, uma vez que a Eras Tour me levou a Munique.

Terminar as sessões de depilação a laser — Não terminei as sessões porque também não consegui ser tão regular quanto queria, mas não estou muito longe.

Fazer duas tatuagens com o Fred Gomes — Segundo ano consecutivo em que queria ter feito mais duas tatuagens e não fiz. Será em 2025?

Continuar a enviar a newsletter semanalmente — Continuamos firmes!

Juntar dinheiro para comprar outra máquina fotográfica — Não o fiz. Comprei em segunda mão, muito baratinha, uma máquina digital super simples, já antiga, mas deixei este objetivo de lado e não planeio voltar a ele tão cedo. Vou dedicar-me a explorar a câmara do telemóvel.

Além destes tinha ainda como objetivos não partilhados:

  • Mudar de casa para o centro da Maia ou mais perto do Porto — e consegui mesmo mudar-me para o Porto.
  • Arranjar trabalho na minha área — depois de sangue, suor e lágrimas, objetivo cumprido!

Objetivos para 2025

2025 é um ano em que sei que o foco tem de estar muito no trabalho — no que me paga as contas e nos outros —, o que motivou uma série de objetivos e intenções para este ano (ou será que estas intenções é que motivaram o foco?). Este é, também, um ano em que acabei por estabelecer muitas metas privadas, por isso a lista que vou partilhar é curta e simples. Quem subscreve a newsletter teve direito a um pouquinho mais.

Abater a TBR.

Falei um pouco sobre isto na publicação sobre dezembro, mas de facto este ano quero continuar a abordagem com que comecei o ano passado — e que não consegui cumprir — de abater a TBR, não só a física, mas também a do Kindle. Como vou dar detalhes sobre esta resolução quando falar dos livros para 2025, não me vou alongar, vou só dizer que o meu foco não será totalmente ficar a zeros no fim do ano, porque me parece difícil tendo em conta que quero participar em clubes de leitura, mas quero pelo menos:

  • Reduzir em 60% os livros que tenho por ler;
  • Concluir os quatro livros que trouxe pendentes de 2024;
  • Juntar 1€ por cada livro terminado;
  • Participar ativamente em clubes de leitura sempre que se proporcionar;
  • Partilhar regularmente aquilo que leio, o dinheiro que gasto e o dinheiro que coloco de parte, promovendo mais consciência do que moralismos.


Continuar a enviar a newsletter semanalmente.

Tem sido um compromisso que tenho mantido nos últimos dois anos, sem falhas, e não só gosto de o manter como sinto que faz maravilhas por mim e pela minha escrita. Não consigo sempre que inclua grandes reflexões, mas o simples facto de a escrever já serve de exercício regular. Pretendo continuar!

Reescrever o livro que escrevi em 2024.

Sim, foi ótimo escrever um livro na primeira metade de 2024, no entanto percebi pouco depois de o terminar que não era bem aquilo que queria e que teria de o reescrever. Acabei por não lhe pegar no resto do ano. Como foi uma fase de muitas mudanças também não achei problemático não o fazer. Este ano quero reescrevê-lo, só me falta estabelecer como o vou fazer na minha rotina.

Refazer o meu portefólio.

Não sei em que área trabalhas, no entanto às vezes sinto que só quem trabalha em áreas criativas se preocupa em estar sempre a atualizar o currículo e o portefólio, nem que seja para corresponder às tendências visuais. Eu, pelo menos, admito que quer esteja a trabalhar quer não esteja gosto de ter estes dois ficheiros bonitos, atuais e prontos a ser usados. O portefólio é aquele que sinto que está a precisar mesmo de ser refeito, para ficar mais bonito, mas também mais prático e abrangente. Planeio atacar este projeto ainda no primeiro trimestre do ano.

Será que é desta que faço as duas tatuagens que ando a tentar fazer nos últimos dois anos?

É o terceiro ano seguido em que digo que quero fazer duas tatuagens, já começa a soar a anedota, mas realmente nos dois últimos anos não foi algo que conseguisse encaixar financeiramente. Este ano gostava de finalmente as fazer. Pensei fazê-las no início do ano, mas como adulta responsável por um carro que precisa de revisão e inspeção nesta altura, vou deixar mais para a frente. Vá lá, 2025, nós conseguimos!

Além destes tenho alguns objetivos financeiros, que prefiro não partilhar; gostava de tirar o aparelho ainda este ano, mas sei que o calendário de consultas tanto pode dar para isso acontecer este ano como só no início do próximo; gostava também de investir em formação, mas ainda ando a estudar opções com o cheque digital dentro daquilo que sinto que me podia ser útil de forma mais direta e imediata. Também não me faz sentido partilhar os objetivos profissionais, por isso hei de ir falando dos objetivos quando eles estiverem cumpridos ou, no limite, no fim do ano.

Quais são os teus objetivos para 2025?

partilha a tua teoria...