Bolo Negro, ou, no original, Black Cake, chamou logo a atenção quando saiu. A capa colorida atraiu o olhar e, nisto de julgar livros pela capa, tenho de dizer que a aparência veio antes da sinopse. Como foi escolha da Rita no Clube do Livra-te em dezembro de 2023 acabei por ir vendo algumas opiniões positivas que me davam a entender que esta poderia ser uma boa escolha. Ainda assim, nunca arrisquei comprar e acabei por pedir emprestado a uma amiga. Foi uma excelente decisão…
Em Bolo Negro conhecemos os irmãos Byron e Benedetta, que não se veem há oito anos. A morte da mãe obriga-os a juntarem-se. A mãe, Eleanor, deixou bolo no congelador com a indicação de que devem partilhá-lo na altura certa. No entanto, para chegarem a essa altura certa, precisam de ouvir tudo o que a mãe deixou gravado para lhes contar o tanto que, afinal, não sabem sobre a história da família.
Com tantas opiniões positivas, surpreendi-me ao perceber que não estava a gostar da leitura. A premissa é interessante, mas sinto que os saltos temporais são muito desorganizados, desafiando a leitura sem necessidade. Além disso, embora perceba que a Eleanor se arrependa do segredo que guardou durante toda a vida, acho que se torna repetitiva e, com isso, perde interesse.
Também não achei a escrita nada de fascinante e, por isso, acho que só consegui ler o ler com alguma rapidez porque os capítulos curtos a isso incentivam. Não é que seja um livro mau, mas fica aquém daquilo que podia ter sido. Uma premissa interessante que se fica por isso mesmo…
Título original: Black Cake
Título em português: Bolo Negro
Autora: Charmaine Wilkerson
Ano: 2022 (PT: 2022)
Lido entre: 15 e 18 de março de 2025
No responses yet