Desde que saiu, Conversas com Escritores interessou-me. No entanto decidi que não ia comprá-lo no imediato porque ainda tenho alguns livros sobre escrita e escritores para ler. Ter-me-ia mantido firme nesta decisão se a Biblioled não tivesse chegado, com este livro disponível para empréstimo.
Conversas com Escritores reune uma série de entrevistas feitas pela jornalista Isabel Lucas. De Elena Ferrante a Paul Auster, de Salman Rushdie a Patti Smith, é um livro em que vamos descobrindo os processos de escrita e percursos de vida de vários escritores, das mais variadas origens.
Baldwin faz-me regressar à ideia de que o escritor é alguém que nos pode ensinar o que é ser livre. Ele foi livre.
Gosto muito de entrevistas a escritores porque sinto que são uma excelente entrada na obra dos mesmos, mas também uma excelente forma de reunir conselhos, opiniões e ideias sobre escrita que, de outra forma, nem sempre conseguiríamos. Claro que, nestas coleções, haverá sempre autores que nos interessam mais do que outros, no entanto é muito curioso descobrir que, se calhar, é nos autores que não conhecemos que encontramos as respostas mais interessantes.
A verdade é que não o comprei no imediato, mas mantenho a vontade de o comprar porque foi uma leitura de que gostei e à qual sei que irei querer voltar quando me faltar o alento que só quem escreve consegue dar. Conversas com Escritores é o livro para quem escreve, mas também para quem lê. Há sempre algo que se ganha quando se tem acesso ao pensamento de um escritor — muitas vezes isso que se ganha é mundo e faz-nos tanta falta ganhar mundo literário.
Título original: Conversas sobre Escritores
Autora: Isabel Lucas
Ano: 2024
Lido entre 10 e 13 de março de 2025
No responses yet