Quando a Rosa me contactou admito que não conhecia o livro de que queria falar-me. Com as centenas de publicações que o mercado literário português edita por semana, há muita coisa que escapa. Fui pesquisar sobre o livro e aceitei receber um exemplar. Por um lado, tem sido bom ver novas escritoras portuguesas surgir no mercado. Por outro lado, acho que é cada vez mais difícil ser escritora neste mercado. Juntando os dois lados, achei que, se pudesse ajudar, de alguma forma, fazia todo o sentido. Foi assim que fiquei a conhecer a história de Mel.
Rapariga Ansiosa é narrado por Mel, uma advogada que se esforça por agradar a todos… exceto à sua saúde mental. Depois de um ataque de pânico que a obriga a parar, Mel aceita o convite da tia que não vê há anos e viaja para os Açores. Nos Açores, Carlos torna-se o seu guia, enquanto Mel tenta que o namorado, um piloto que claramente anda a viajar mais do que devia, viaje para o arquipélago.
Não sendo o género que mais leio, acho que a comédia romântica é um género que, acima de tudo, tem de ser boa companhia, ajudar a distrair e a descontrair — e Rapariga Ansiosa faz isso na perfeição. Além disso, acho que uma das minhas coisas preferidas nas comédias românticas portuguesas é ver cada vez mais esta vontade de mostrar vários lugares do nosso país.
Houve alguns pormenores que não achei tão bem conseguidos, principalmente na construção de algumas personagens, mas, no geral, é uma boa rom-com — e talvez o final tenha contribuído muito para esta sensação.
Título original: Rapariga Ansiosa
Autora: Rosa Silva
Ano: 2024
Lido entre 4 e 5 de março de 2025
Gatilhos: saúde mental
No responses yet