Acompanho a Bumba na Fofinha na internet há anos, de forma mais ou menos regular, mas infelizmente nunca a tinha visto em versão stand up. Quando, há umas semanas, ela anunciou que o espetáculo Suar do Bigode, o primeiro solo da Bumba, ia ficar disponível para aluguer digital quis logo ver. Tive uma sexta-feira à noite sem planos e achei que era a desculpa ideal para assistir. Escolhi a modalidade mais completa e lá fui eu.
O Suar do Bigode foi gravado ao vivo no Coliseu de Lisboa e é um espetáculo de uma hora e meia que passa num instante. Além deste espetáculo, vi ainda o extra de meia hora, vindo dos primeiros espetáculos, quando ela ainda estava grávida, algo que quase dá ali uma espécie de prévia daquilo que viria a ser a Bumba-mãe.
Da maternidade recente aos dates antigos, das questões das relações longas às histórias de família mais marcantes, não há um momento monótono em todo o solo. Além de um texto bem pensado, a Bumba anda pelo palco e não tem medo de usar tudo o que tem ao seu dispor para o aproveitar. Jogos de luzes, música e até foguinho, nota-se que tudo ali foi pensado ao detalhe. E, claro, a Bumba tem uma presença de palco extraordinária, que me surpreendeu. É muito comum vermos os humoristas caminhar pelo palco, às vezes sentar, exemplificar alguma coisa, mas a Bumba vai mais longe e usa muito movimento (até dança!) como quem sabe que aquele palco não precisa de ser apenas um espaço para atingir o número de passos diários.
Acabei o espetáculo absolutamente rendida e a torcer para que a Bumba volte aos palcos para tentar a minha sorte e ir vê-la. Gostei muito do texto e mais ainda da sua execução e senti que naquele equilíbrio entre a comédia e os assuntos sérios a Bumba conseguiu algo que nem todos conseguem tão genuinamente e com tanta qualidade. O vídeo do Suar do Bigode está disponível para streaming pago até ao final de janeiro de 2024 e não posso deixar de o recomendar. Honestamente, diria que é um dos melhores solos de stand up que já vi. Que seja sempre a Bumba na Fofinha a favor do mundo.
Que épica! Só queria uma nova oportunidade para a ver ao vivo. Bumba, esperamos cá por ti 😀