ter um blog é essencial para escritores?

Ao longo dos anos tenho acabado por falar muitas vezes sobre a importância dos blogs. Ainda no verão o fiz. No entanto, mais do que defender a importância dos blogs no geral queria defender a importância dos blogs para quem escrever. Há uns tempos falei, num vídeo do TikTok, sobre este tema e achei que valia a pena desenvolver.

@asofiaworld {será que ainda vale a pena ter blogs?} se eu quiser ler aquilo que escreves o que é que tens para me mostrar? não será um blog a opção certa para reunir textos e ganhar leitores? fica a sugestão. ✨ #blogs #escritoras #escritoresnotiktok #escrever #escrita #escritorestiktok #escritorasportuguesas ♬ original sound - Sofia Costa Lima

A importância e o regresso do conteúdo longo

Durante algum tempo anunciou-se, um pouco por todo o lado, que o conteúdo longo ia acabar porque o limiar de atenção estava a diminuir e agora toda a gente fazia só vídeos curtos e escrevia coisas curtas nas redes sociais e já ninguém tinha paciência, nem tempo, nem vontade para conteúdo longo. No entanto aí está ele: cada vez mais criadores fazem conteúdos longos em vídeo, em áudio e até em texto. Dos que acompanho já perdi conta aos que decidiram criar uma newsletter (e no Substack, onde o arquivo é de fácil acesso e parece um blog), aos que têm feito mais vídeos longos e até aos que começam a tentar menos conteúdo efémero e tentam fazer coisas mais duradouras.

Embora adore conteúdo curto, é certo que há assuntos que exigem conteúdos mais elaborados, que expliquem melhor aquilo que se quer dizer. Sinto que temos cada vez mais a oportunidade de criar conteúdo cruzado, adaptado aos mais diversos canais. Se no Tiktok fazemos um vídeo de 2 ou 3 minutos podemos desenvolvê-lo numa newsletter ou num bloge esta transversalidade é algo de que gosto particularmente (também é por isso que o estou a fazer).

E se o conteúdo longo está de regresso no geral, a verdade é que quero ir ao particular: o conteúdo escrito longo. Como estava a dizer ali em cima, tenho visto muita gente que sigo criar newsletters e escolher o Substack para o fazer. Acho que isto se prende com duas coisas: uma newsletter não é um compromisso tão exigente como um blog e o Substack tem um arquivo bonito, que parece um blog.

Uma newsletter chega diretamente a quem quer recebê-la e, normalmente, é semanal, portanto é só escrever um texto por semana — algo que mantém o hábito de escrita, mas que é mais fácil de gerir. E, claro, podes ter o arquivo bonitinho, com aquele aspeto de blog, permitindo às pessoas descobrir edições anteriores como descobríamos publicações anteriores. Não é algo efémero. Fica ali para quem quiser reler ou para quem quiser descobrir edições anteriores.

E embora aqui estejamos a falar de escrever por hobby, porque normalmente é disso que se trata, acho que temos aqui um bom ponto de partida para a ideia que eu quero passar: ter um espaço de escrita (um blog) acessível aos outros é essencial para quem escreve ou quer escrever de forma profissional.

Os leitores chegam a ti

Quando escrevemos e queremos que as pessoas nos leiam temos de lhes dar algo que ler. Uma legenda no Instagram não consegue mostrar assim tanto da nossa escrita e há ainda outra questão (e o motivo pelo qual, por exemplo, um negócio não pode só funcionar no Instagram): não podemos ficar presos a algo que pode acabar a qualquer momento. Se o Instagram acabasse hoje perdias o que criaste lá.

Além disso, o ponto importante aqui é que se queres que te leiam e te queiram ler tens de dar algum material para isso acontecer. Ter um espaço de escrita vai dar-te a oportunidade de ganhar ou de recuperar alguma rotina de escrita. Quer publiques uma ou sete vezes por semana, vais começar a criar tempo para escrever e a perceber como podes encontrar esse tempo.

E, claro, um espaço de escrita faz com que cries uma espécie de portefólio do teu trabalho, com todo o tipo de coisas que escreves, sobre os mais variados temas, nos mais variados géneros. Para quem trabalha em marketing, por exemplo, é uma excelente forma de poder mostrar aquilo que já se fez. Mas não é exclusivo do marketing.

Embora possas dizer que se calhar não vais ter um blog focado em ficção ou em escrita literária, a verdade é que mesmo que seja esse o tipo de escrita em que queres ser profissional podes sempre ter o blog como apoio, como forma de falares dos bastidores da tua escrita ou até mesmo como forma de escreveres outras coisas.

No fundo, crias uma forma de mostrar a tua escrita e consegues criar uma ligação com leitores ou possíveis leitores.

Portanto, tens de estar em todo o lado?

A impressão que mais tenho tido em relação a ser escritor nesta era da internet é a de que temos de estar em todo o lado. É uma impressão errada. Tal como as marcas percebem em que plataformas devem estar, também os escritores percebem que não têm obrigatoriamente de estar em todo o lado. Claro que têm de se mostrar, de mostrar o que fazem, mas é humanamente impossível estar em todo o lado sem uma equipa e digamos que a nossa equipa é composta apenas por nós.

No entanto acho que se escreves precisas de ter um lugar onde mostrar a tua escrita, principalmente quando ainda não estás publicado ou quando queres evoluir profissionalmente. A liberdade que tens ao poder experimentar e escrever sobre o que queres da forma que queres e a ligação que crias com os teus seguidores é muito marcante e vale a pena, a sério.

One Reply to “ter um blog é essencial para escritores?”

partilha a tua teoria...