3 podcasts para lembrar abril

A comemoração dos 50 anos do 25 de abril tem motivado o aparecimento de muitos conteúdos alusivos à data. Na RTP Play, por exemplo, há uma parte dedicada a filmes, séries e documentários. Desses, tenho assistido às novidades: Há 50 anos, E Depois da Revolução? e Viva a Democracia, estes dois últimos são feitos em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos e podem, por isso, ser vistos no canal de Youtube da FFMS.

Hoje, no entanto, o meu foco vai para o áudio, uma vez que, felizmente, os podcasts também ganharam referências à data que nos devolveu a liberdade. Estes são os três que tenho acompanhado, cada um deles com uma premissa diferente.

#NãoPodias

O #NãoPodias é, destes três, aquele que existe há mais tempo e surge em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril. É apresentado pela Raquel Mourão Lopes e pelo Francisco Sena Santos e os episódios são emitidos quinzenalmente, ao sábado, na Antena 3, ficando posteriormente em podcast tanto na RTP Play como nas plataformas normais de podcasts.

Em cada episódio, há um tema relacionado com algo que era proibido durante a ditadura, ou seja, algo que não podias fazer. Para falar desses temas há sempre convidados, dentro das mais variadas áreas.

Clandestinos

Um dos vários podcasts disponibilizados pelo jornal Público, o Clandestinos pretende, todas as quartas-feiras a partir do dia 3 de abril, trazer histórias de pessoas que viveram em clandestinidade e tiveram a liberdade e o nome de volta com o 25 de abril.

O podcast é coordenado pela Inês Rocha e todos os episódios serão da responsabilidade de um jornalista diferente, sempre disponíveis também nas plataformas de podcasts. Além deste, o Público vai também ter um podcast sobre as Canções de Abril, que, à data a que estou a escrever, ainda não saiu. Além disso, tem uma página dedicada a reportagens sobre a data.

Retratos de Abril

O jornal Expresso também tem investido muito em podcasts e o Retratos de Abril foi a forma que escolheram para comemorar 50 anos de liberdade. Todos os dias, até ao dia 25, o podcast conta a história de figuras marcantes da época — dos capitães de abril aos políticos, dos escritores aos advogados, dos médicos aos professores.

Os episódios deste podcast são da autoria do Lourenço Pereira Coutinho, com narração da Teresa Amaro Ribeiro e, além de estarem disponíveis no site do jornal, estão também disponíveis nas plataformas de podcasts.

Gostaste deste conteúdo?

partilha a tua teoria...