Não é a minha área de especialidade, mas quando vou a um restaurante e fico fã tenho sempre vontade de escrever aqui sobre ele. Foi o que me aconteceu com o Il Fornaio 178, em Francos. Escolhemo-lo para um jantar no fim de agosto, um daqueles que sabemos serem de exceção: porque só excecionalmente vamos dispostos a gastar mais do que 20€ no jantar e um tiramisu daqueles é excecional. Nada temas: posso ter demorado a escrever sobre ele, mas hoje vou falar-te do melhor tiramisu que já comi — mas estou disposta a descobrir melhores (se é que é possível).
Primeiro vamos a impressões: o Il Fornaio tem um espaço bonito e acolhedor, cheio de luzes amarelas e madeiras. Somos incentivados a fazer reserva e, talvez por isso, apesar de ser um jantar à sexta-feira, o local não fica uma confusão nem demasiado cheio e barulhento. O atendimento também parece irrepreensível: tranquilo, preocupado, mas sem ser chato. Tem tudo para correr bem.
Começamos por pedir bebida — escolhi uma limonada de maracujá — e bruschetta caprese como entrada. Para prato principal já sabia que iria escolher uma pizza e a escolha foi a parma e burrata. A pizza é realmente muito grande e, talvez por termos comido entrada, pareceu-me que uma pizza poderia ter sido suficiente para os dois. O presunto era muito bom e a burrata também. Pontos bónus para o facto de os sabores ligarem tão bem entre si que a rúcula assentava maravilhosamente ali.
Com a refeição quase terminada ainda deu para experimentar a sobremesa e vou dizer-te: eu contava com um tiramisu bom, não contava com um tiramisu sobre o qual não me ia conseguir calar durante meses. O creme de sabayon e mascarpone é fofo e de sabor leve. A bolacha, embebida em café e amaretto, não foi afogada e, por isso, ainda tem partes crocantes. A última camada tem um sabor mais intenso, num crescendo fabuloso ao qual quero muito regressar.
Entre pizza, entrada, bebidas e sobremesa, a refeição ficou a 31,75€ — uma exceção nos valores habituais dos meus jantares — e declarou aquele como o melhor tiramisu de sempre — uma exceção nos tiramisus habituais. Se andares pelo Porto, fica a recomendação.
Localização: R. Francois Guichard 178, 4100-012 Porto
Coordenadas GPS: 41.16543113060882, -8.6412139500594
Horário: 12h30 – 15h // 19h30 – 23h