descansos [susana amaro velho]

Quando a Susana Amaro Velho anunciou um novo livro, um drama familiar, fiquei logo na expectativa. Depois de dois livros de que gostei muito, queria ver a evolução da escrita dela e Descansos parecia prometer isso mesmo. Descansos é um drama familiar, quase drama de localidade, diria eu, porque quem conhece a realidade de meios pequenos consegue perceber que é algo que acaba por transcender as família.

Neste livro, Laura Alarcão regressa à vila para o funeral da mãe, com quem não mantinha qualquer relação. Este regresso é acentuado pelos motivos que a levaram a afastar-se: a culpa que sente pela morte da irmã mais nova, quando eram crianças, e a revolta por alguém ter traído a sua confiança. À medida que vamos conhecendo a história da família Alarcão são-nos apresentadas personagens que, por vezes, parecem não ter relevância para o resto da história (só parecem), formando um puzzle que desconstrói o luto, o peso da culpa e a redenção, até quando percebemos que nem tudo aconteceu como pensávamos que tinha acontecido.

Ter filhos era muito isso: a ansiedade do que viria, a certeza do que ainda não era, a incapacidade de mudar o que já foi.

Confesso que a primeira metade do livro me custou horrores. É um início lento, com apresentação das muitas personagens da história, e que dava a sensação de que se não se ligasse tudo na perfeição ia correr muito mal. Sentia que lia muito e não entrava na história, não me fazia grande sentido. Depois o enredo começa a desenvolver-se num ritmo muito mais acelerado, qual incêndio que começa com uma pequena queimada e, de um momento para o outro, se alastra por quilómetros.

Apesar desta dificuldade de ligação inicial, gostei da escrita e da forma como a Susana criou esta vila e as suas personagens. No entanto, aquilo que realmente serviu de redenção para as partes de que menos gostei foi o final. Não sabia ao certo para onde ela se estava a dirigir e quando percebi qual era o gatilho histórico-social com que ia lidar fiquei surpreendida e emocionada. Não esperava acabar lavada em lágrimas, mas aconteceu. Neste momento, só me falta ler um livro da Susana, mas acho que vou arriscar dizê-lo com Descansos: está aqui uma das melhores da atualidade.

Título original: Descansos
Autora: Susana Amaro Velho
Ano: 2024
Lido entre 25 de novembro e 3 de dezembro de 2024
Gatilhos: luto; 

descansos susana amaro velho

Este livro interessa-te?

One Reply to “descansos [susana amaro velho]”

partilha a tua teoria...