as últimas linhas destas mãos [susana amaro velho]

Depois de terminar Descansos tinha duas opções: adiava ainda mais a leitura de As Últimas Linhas Destas Mãos ou tentava ler o mais depressa possível o único livro da Susana Amaro Velho que me faltava ler. Obviamente, a minha escolha foi a segunda e pedi logo o livro emprestado. Foi com ele que dei início às leituras de 2025.

As Últimas Linhas Destas Mãos foi o primeiro livro que a Susana publicou e, enquanto lia, isso foi algo que tive muito presente. Tinha lido o mais recente e passar para o mais antigo era uma forma diferente de notar a evolução da escrita dela — e acredita: as diferenças são muitas. Este livro, originalmente publicado em 2027, começa com a morte de Alice. Quando morre, a sua filha, Teresa, recebe uma carta e, ao procurar algo no quarto da mãe que a ajude a perceber o que aconteceu, encontra um monte de cartas que pensa poderem ser a maneira de compreender a mãe, com quem não tinha uma grande relação. Ao tentar desvendar o destinatário das cartas e o que realmente significam, o luto de Teresa afeta a sua relação e a vida dos irmãos, de quem é tutora desde sempre.

Porque tu és assim. Uns dias tão meu e outros tão teu. E as paredes oprimem-me quando não estás e deixam apenas espaço para o lápis se mover sobre o papel. Para a mão manusear a folha que espelha um coração amarrotado. Eu não quis tudo de ti. Só quis que alisasses os vincos que marcaste e que não consigo passar, nem com o ferro no máximo. Queria-te tanto aqui.

Como disse, tive de me ir recordando de que este livro foi o primeiro publicado e que essa publicação foi feita pela Coolbooks. Embora tenha gostado da leitura, a verdade é que há muitos capítulos que não funcionam muito bem e é um livro que precisava de ser mais trabalhado. Assim, por vezes o desenrolar da história e a escrita de algumas cenas acaba por ficar aquém do potencial. No entanto, é um primeiro livro e é de loucos notar um crescimento tão grande na construção narrativa e familiar que a Susana Amaro Velho adquiriu com os anos.

Título original: As Últimas Linhas Destas Mãos
Autora: Susana Amaro Velho
Ano: 2017
Lido entre: 1 e 4 de janeiro de 2025
Gatilhos: luto, saúde mental.

as últimas linhas destas mãos susana amaro velho

Este livro interessa-te?

partilha a tua teoria...