i know why the caged bird sings [maya angelou]

Cá continuamos na missão de abater a TBR, desta vez com um ebook que comprei a dois dólares no verão de 2021. I Know Why The Caged Bird Sings é um daqueles clássicos que considerava ter de ler, por isso fiz aquilo que tinha de fazer: comprei-o e deixei uns anos no kindle, só para apurar.

I Know Why The Caged Bird Sings é o primeiro volume da autobiografia da Maya Angelou. Neste livro a autora relata os primeiros anos da sua vida, entre as décadas de 1930 e 1940, sempre numa escrita poética que não deixa de abordar a dolorosa realidade da comunidade negra dos Estados Unidos.

Dividi a leitura entre ler e ouvir e acho que o audiolivro enriquece a experiência, até porque é narrado pela própria Maya Angelou. No entanto custou-me muito entrar neste livro. A escrita da Maya Angelou é irrepreensível, sim, mas não gostei tanto quanto achava que gostaria quando passei anos a guardá-lo para quando estivesse a precisar de um novo favorito.

Custa-me dizer sobre uma autobiografia — ainda por cima sobre uma autobiografia que tem o impacto histórico que esta tem — que não funcionou para mim, que não foi tudo o que eu esperava, mas acredito que não é um problema do livro, mas sim um problema meu. Talvez não tenha escolhido a altura certa para o ler, talvez não estivesse com expectativas alinhadas, talvez não seja simplesmente o meu género de escrita.

Título original: I Know Why The Caged Bird Sings
Título em português: Sei Porque Canta o Pássaro na Gaiola
Autora: Maya Angelou
Ano: 1969 (PT: 2017)
Lido entre 4 e 16 de fevereiro de 2025
Gatilhos: racismo e discriminação

I know why the caged bird sings Maya Angelou

Este livro interessa-te?

partilha a tua teoria...