as primas [aurora venturini]

Sabes aqueles livros em que acabas de ler e ficas uns segundos a pensar: isto é muito louco… até que passas para adorei a loucura e, consequentemente, para percebo o entusiasmo? As Primas foi um pouco assim para mim. Tinha acompanhado algumas reações opostas quando foi leitura conjunta do Clube do Livra-te, mas também tinha boas referências da Rita, por isso estava um pouco em terreno neutro — achava que ia gostar, mas logo se veria. Como incluímos a Aurora Venturini no desafio de autores para 2025, este logo foi no início do ano.

As Primas é uma história familiar passada na Argentina, na década de 1940. Nesta família conhecemos Yuna e Petra, as primas, que pertencem a este núcleo disfuncional e aparentemente destinado à desgraça. Com Yuna a narrar, vamos conhecendo este universo de pobreza, deficiência e violência. Mas, como Yuna é, também, pintora, vemo-la dedicar-se à arte para também retratar aquilo a que assiste.

e o professor acompanhou-me sempre e uma vez prometeu-me que viajaríamos à Europa se as coisas corressem bem e eu ainda estou à espera de ir à Europa mas sozinha porque cheguei à conclusão de que é melhor contarmos connosco próprios.

Acho que um dos pontos que pode afastar os leitores deste livro é a narração crua da Yuna. A Yuna é uma personagem complexa, mas extremamente bem construída. É tão ingénua e tão desejosa de mundo, mas também não tem qualquer filtro quando se refere à deficiência da irmã e conta-nos a história de uma forma tão consciente que nos esquecemos de que não é real.

Gostei muito da escrita da Aurora Venturini e da construção destas personagens e desta família. É fascinante como até de descrições repugnantes conseguimos sentir empatia. É um livro cruel, mas também com algum humor, numa história que pode não agradar a todos, mas é impossível não reconhecer que a autora merecia ter tido reconhecimento muito antes dos 85 anos.

Título original: Las Primas
Título em português: As Primas
Autora: Aurora Venturini
Ano: 2007 (PT: 2023)
Lido entre 19 e 31 de janeiro de 2025
Gatilhos: linguagem explícita e pejorativa; violência sexual.

as primas aurora venturini

Este livro interessa-te?

partilha a tua teoria...