Desde que saiu e andou nas bocas de meio mundo, My Mess is a Bit of Life era um livro que me interessava. Vi muitas opiniões positivas pela internet fora e fui mantendo interesse neste livro de memórias de Georgia Pritchett. Quando o apanhei — finalmente — numa promoção espetacular comprei o ebook e, decidida a não o deixar muito tempo parado no kindle, li-o poucas semanas depois.
A Georgia escreveu séries como S Club 7, Veep e Succession e, neste livro, vai contando episódios da sua vida desde a infância. O motivo para estes episódios surgirem em escrita? A Georgia dá por si com dificuldade em lidar com as palavras e recorre a uma terapeuta, que lhe sugere que escreva as questões que a preocupam. É aí que vamos conhecendo uma vida pautada de ansiedade, por vezes relatada como se de um sketch humorístico se tratasse.
Writing was really all I had ever cared about. But when we had to write a story for homework, I was given detention. The teacher said I had plagiarized. This was one of the words in the English language that I was yet to understand. But when I looked it up, I was furious. I considered not bothering doing my homework, but I loved writing. So I wrote and I took the detentions and I spent the time carving the word “plagiarism” into the desk.
Sinto que, apesar de já o ter terminado há vários dias, continuo sem saber ao certo o que achei do livro. Por um lado, achei muita graça a vários textos, com os quais ri mesmo. Por outro lado, sinto que grande parte do livro já abandonou a minha mente e não deixou saudade. Não há um equilíbrio entre o humor e a ansiedade — mas a verdade é que esse equilíbrio também não existe na realidade —, no entanto o que falta mesmo é um equilíbrio entre a infância e adolescência e a vida adulta. Talvez seja a falta de distanciamento, mas quando o livro começou a focar a vida adulta passou a não estar tão bem conseguido e tornou-se menos interessante e menos estruturado.
Título original: My Mess is a Bit of a Life
Autora: Georgia Pritchett
Ano: 2021
Lido entre 19 e 23 de março de 2025
No responses yet