No início do nosso segundo dia pelo Porto apanhámos o metro em direcção à Trindade. Os nossos planos para o dia passavam pela zona dos Clérigos, mas antes queria comprar os bilhetes Andante Tour no posto de turismo ao cimo da Avenida dos Aliados e o percurso que nos fez mais sentido foi o de descer a Avenida e depois subir para os Clérigos e afins. O posto de turismo é um edifício amarelo, do lado direito da Câmara Municipal, visto por quem está com o edifício da Câmara atrás e a Avenida dos Aliados à frente. Parece fácil, mas, antes de percebermos exactamente onde podíamos comprar os bilhetes, descemos a Avenida e depois tivemos de voltar a subir. #fail
A Avenida dos Aliados foi inaugurada em 1916 e chamou-se Avenida das Nações Aliadas, antes de passar a chamar-se Avenida dos Aliados. E Aliados porquê? Estávamos a meio da I Guerra Mundial (1914-1918) quando a Avenida foi inaugurada e, por isso, o nome Aliados vem evocar e, de certa forma, homenagear os países Aliados, dos quais Portugal fazia parte. A primeira construção da avenida foi obra de um arquitecto inglês, Barry Parker, mas em 2004-2006, quando foi remodelada, foram os portugueses Siza Vieira e Souto Mouro os arquitectos responsáveis.
Ao cimo, na Praça do General Humberto Delgado, está a Câmara Municipal do Porto. Um edifício imponente e que eu acho muito bonito, desenhado por Correia da Silva, que foi construído entre 1920 e 1957. A torre do edifício tem um miradouro que pode ser visitado no primeiro domingo de cada mês. Imagino que a vista seja incrível, por isso, se o quiserem fazer informem-se aqui. Excluindo a opção de visita à Câmara, acho que a Avenida dos Aliados é um local gratuito que devem juntar à vossa lista quando forem ao Porto.
É um bom local para caminhar e ao longo da avenida têm várias estátuas – vindo da Câmara para baixo são: Almeida Garrett (de Barata Feyo), Meninos – A Abundância e Menina Nua – A Juventude (ambos de Henrique Moreira) e, ao fundo, a estátua de D. Pedro IV, a cavalo. Depois, claro, os Aliados são ladeados por edifícios históricos e arquitectonicamente maravilhosos, incluindo, ao fundo, na Praça da Liberdade, o Café Imperial (aka o McDonald’s Mais bonito do Mundo). Eu adoooooro fotografar edifícios (perguntem a quem me acompanha), por isso fui muito feliz ali.
Ahhh, que maravilha poder "regressar" a esta Avenida, através dos teus registos!! Não sei se tiveste a oportunidade de deambular por lá de noite, mas fica sabendo que também ela ganha um brilho avassalador!!! A vontade, ao nos depararmos com um espaço enorme só para nós, é de ficarmos por ali a bailar ao som de um clássico, deitarmo-nos com os olhos postos no céu e adormecer por ali algures, ao abrigo da fonte, enquanto o dia amanhece! Rico Porto!! <3
novo blogue: "IMPERIUM"