5 livros para minha primavera

Primavera. Aquela estação do ano em que é mesmo bom sentir os olhos lacrimejar sem motivo, em que parecemos vindos de uma experiência com substâncias ilícitas, em que é mesmo bom encontrar um parque agradável ou uma esplanada gira para nos sentarmos a ler durante um bocado. Não fossem as alergias e era capaz de adorar a Primavera. Admito que este ano tenho tido uma Primavera bastante agradável e, por isso, acho que a melhor forma de a celebrar é com livros. E que livros? Os 5 livros que tenciono ler durante esta estação… fora outros que já comecei.

Ser Blogger
Ser Blogger – Como Criar, Comunicar e Rentabilizar um Blog
 
Os avanços tecnológicos vieram permitir a emergência de um novo tipo de influenciadores: os bloggers. Hoje em dia as pessoas recorrem cada vez mais a bloggers como fonte de informação e referência sobre um determinado produto, serviço ou empresa. Segundo dados do Bareme/Marktest, cerca de 1,8 milhões de pessoas visitam com frequência blogs em Portugal. Ensinar como criar um blog, comunicar e gerar receitas é o objectivo principal deste livro que pretende reunir toda a informação essencial necessária para quem se pretende iniciar como blogger, elaborar a sua estratégia e pô-la em prática eficazmente. A perspectiva é de duas profissionais das áreas do marketing e da comunicação que ao longo das suas carreiras têm vindo a acompanhar de perto a blogosfera, não só na relação próxima com bloggers mas também na vertente de como pode um blogger gerar receitas com um blog. Este livro para além de ser um facilitador na definição e orientação de quem quer ser blogger, proporciona também diversas soluções práticas e exemplos de “best practices” com testemunhos de alguns bloggers de relevo em diversas áreas em Portugal.
 
Comer, Orar, Amar
 
Depois de um divórcio infernal e de uma história de amor fulminante acabada em desgraça, Gilbert tomou uma decisão: abdicar de tudo, despedir-se do emprego e passar um ano a viajar sozinha. “Comer em Itália, Orar na Índia e Amar na Indonésia” é uma micro-autobiografia desse ano.O projecto de Elizabeth Gilbert era visitar três lugares onde pudesse desenvolver um aspecto particular da sua natureza no contexto de uma cultura que tradicionalmente se destacasse por fazê-lo bem. Em Roma, estudou a arte do prazer, aprendeu a falar italiano e engordou os 23 quilos mais felizes da sua existência. reservou a Índia para praticar a arte da devoção. Com a ajuda de um guru nativo e de um cowboy do Texas surpreendentemente sábio, Elizabeth empenhou-se em quatro meses de exploração espiritual ininterrupta. Em Bali, aprendeu a equilibrar o prazer sensual e a transcendência divina. Tornou-se aluna de um feiticeiro nonagenário e apaixonou-se da melhor maneira possível – inesperadamente.

Leia Isto se Quer Tirar Fotografias Incríveis de Lugares
 
Do autor dos três primeiros livros desta série best-seller, “Leia Isto se Quer Tirar Fotografias Incríveis de Lugares” é uma introdução sem jargões que abrange todos os aspectos de fotografar lugares, incluindo paisagens, vistas urbanas, arquitetura e interiores. Qualquer que seja sua câmera, qualquer que seja seu interesse, qualquer que seja seu nível, este guia indispensável lhe oferece todas as técnicas essenciais e desmitifica o trabalho de fotógrafos aclamados. Repleto de dicas práticas e imagens icônicas, este livro acessível vai muni-lo do conhecimento técnico de que você precisa para tirar fotos significativas dos lugares que mais lhe interessam. 50 mestres da fotografia incluindo: Alec Soth, Martin Parr, Robert Adams, Todd Hido, Rut Blees Luxemburg, Julius Shulman, Rinko Kawauchi, Thomas Ruff, Tim Hetherington, Joel Sternfeld.
 
Veneza Pode Esperar
 
São raríssimas as autoras portuguesas que abrem a porta da sua intimidade aos leitores. Ao fim de duas dezenas de títulos, Rita Ferro corre esse risco oferecendo-nos a narrativa diária de alguns meses da sua vida, sem artifícios literários, num dos períodos mais sombrios e no rescaldo de perdas nucleares: o maior amigo, a casa onde investiu todas as economias, a mãe, o afastamento daquele que pode ter sido o seu grande amor. “Veneza Pode Esperar” é o balanço autobiográfico de uma pós-feminista pragmática, mas aberta ao mistério, às voltas com o mal-estar contemporâneo, ao longo de 240 páginas tonalizadas pelo humor, a auto-ironia e a amarga lucidez de quem sabe perder, onde o presente se confunde com a memória e a escritora com uma das suas personagens. Trata-se do primeiro volume de um diário íntimo, coleccionável como um folhetim, sem happy end nem beijos ao pôr do Sol.
 
Musicoterapia de A a Z
 
Cada um de nós, em certos momentos, precisou de música. Quando o fluir das notas atinge a nossa atenção damo-nos conta de que a música, como uma banda sonora que acompanha cada gesto quotidiano, é necessária.Protagonistas das páginas deste volume são, pois, os sons mais adequados para emoldurar os acontecimentos da vida, eventos e sensações, a beleza e o sofrimento, o desejo e a sua ausência. O leitor poderá reencontrar as melodias que o acompanharam em ocasiões memoráveis ou para esquecer, deparar-se com histórias bizarras, divertidas e autênticas. Ou ir ainda, mais simplesmente, à procura do tema certo para a ocasião certa.Quer se trate do pavor de voar, de dependência do trabalho ou da agorafobia, de uma dieta ou de um ataque de tosse, de vontade de desaparecer ou sentir-se «um pouco assim-assim», as receitas de Musicoterapia oferecem remédios e conselhos através de sugestões musicais ou graças à experiência de um músico, indo do rock à experimentação contemporânea, da Viena de Mozart à ilha de Tonga, de Schubert a Bob Dylan, da Bossa Nova de Jobim aos Beatles, de Bach a Coltrane.É uma pequena enciclopédia, um repertório, um manual para ficar melhor. Ao som da música.

10 Replies to “5 livros para minha primavera”

    1. Já li esse também, mas quero ver se o arranjo em formato físico, assim como a versão "de Pessoas" e o "Use este diário". São super úteis!

  1. Leituras para a Primavera… Admito que não tenho alguma em específico, contudo, também é uma boa forma de nos organizarmos!
    Esse livro das fotografias sempre me chamou à atenção! 😮 Penso que seja mesmo um bom investimento! ^^
    Que lista interessante. Fiquei curiosa com alguns livros que mencionaste!

    LYNE

  2. O "Musicoterapia de A a Z" também se encontra na minha lista"!!! No semestre passado, fiz um trabalho acerca da Musicoterapia para Narrativas e fiquei completamente rendida asdkfjhdks!!!

partilha a tua teoria...