Dupes!!! Encontrei a versão literária de mim!!! Pronto, exceto aqueles dramas familiares — eu tenho outros. Tinha o Writers & Lovers na lista de leitura desde maio de 2020 e no Kindle desde setembro de 2021. No entanto estava sempre a adiar a leitura. Achava que ia gostar, mas, ainda assim, adiava. No entanto, há umas semanas, a Inês disse-me, em conversa, que precisava mesmo de ler este livro porque, possivelmente, me ia rever nele. Acabei por comprar uma versão em papel como prenda de anos para mim própria e andei na companhia da Lily King entre o fim de dezembro e o início de janeiro. A Inês tinha razão: revi-me neste livro. Primeiras cinco estrelas (emocionais, como sempre) do ano.
Esta publicação inclui links de afiliado.
Trigger warning:
luto; crises de identidade.
Writers & Lovers: a escrita e a vida
Writers & Lovers, ainda sem tradução para português, é a história de Casey Peabody. A recuperar de um desgosto amoroso e da morte da mãe, Casey é escritora, tem 31 anos e está a trabalhar no mesmo livro há seis anos sem grandes avanços. Afogada em dívidas universitárias, trabalha como empregada de mesa e sente-se estagnada — quem nunca? Todas as pessoas que conhece estão a casar, ter filhos e a seguir com a vida e ela nem sabia que o trabalho lhe garantia seguro de saúde — de que precisa urgentemente. Casey conhece Silas, também escritor, que parece ser incrível: é bonito, fofo e parece interessado… mas as coisas não são sempre simples. Semanas depois conhece Oscar, escritor, mais velho, viúvo e pai de dois filhos. A escolha não é apenas entre Silas e Oscar, mas entre dois tipos de vida, completamente diferentes um do outro.
The hardest thing about writing is getting in every day, breaking through the membrane. The second-hardest thing is getting out. Sometimes I sink down too deep and come up too fast.
A minha ligação emocional ao livro prende-se, como talvez consigas adivinhar, com a escrita. Embora nem sempre ter uma personagem escritora garanta que eu vá gostar dela ou da história, a verdade é que, neste caso, foi o ponto principal de contacto com toda a narrativa. Ainda não tenho 31, mas também tenho um livro meio empatado há uns anos (embora esteja terminado quero melhorá-lo) e também dou por mim a olhar à minha volta e a ficar com a sensação de que toda a gente está a evoluir na vida menos eu. Felizmente, não tenho dívidas universitárias e a minha família não tem os problemas da família da Casey. No entanto… claro que quando a vi envolvida numa espécie de triângulo amoroso também dei por mim a pensar na confusão que foi a minha vida amorosa no último ano. Fui mesmo encontrando bocadinhos de mim ao longo de todo o livro.
@asofiaworld it's review tiiiimeeeee! #aswreadings #booksbooksbooks #writersandlovers #booktok #booktokpt #booktokportugal ♬ Flowers - Miley Cyrus
Um retrato atual… mas nos anos 90
I’ve made my choice. I’m done with the seesaw, the hot and cold, the guys who don’t know or can’t tell you what they want. I’m done with kissing that melts your bones followed by ten days of silence followed by a fucking pat on the arm at the T stop.
Acho que toda a travessia profissional da Casey é interessante, porque vamos realmente acompanhando o amadurecimento da personagem e da sua visão da vida. A minha curiosidade queria muito ter um vislumbre do livro da Casey — título, sinopse, sei lá, qualquer coisa. Ainda assim, acho que quem escreve vai encontrar-se nestas páginas, nas mesmas dúvidas que a Casey tem, nos mesmos medos e até nas mesmas dúvidas. E depois, claro, quem já tentou ter uma relação nesta economia e acabou numa situationship ou acabou num vazio vai ver aqui muitos parágrafos que talvez digam exatamente aquilo que é preciso ouvir.
Agora a parte curiosa: a história do livro acontece no final dos anos 90, quando ainda não havia Tinder nem redes sociais, e isso cria aqui um momento muito curioso — é que esta história podia perfeitamente ser contada como se fosse 2023 e ia encaixar na perfeição. Não é incrível como as décadas passam mas os problemas do ser humano continuam, na sua génese, os mesmos? Fiquei fascinada!
Por muito que te possa falar da parte da escrita ou da parte dos relacionamentos amorosos, Writers & Lovers é, no fundo, um livro sobre as diversas crises de identidade do fim dos 20, início dos 30. Um livro que nos faz sentir menos sozinhos, mais aconchegados e mais compreendidos. Uma espécie de abraço literário.
Outros livros do autor
Para já, não faz parte dos meus planos ler outros livros da Lily King, no entanto Euphoria e Five Tuesdays in Winter taaaaalvez possam vir a fazer parte da minha lista de leitura.
Se gostaste deste, vais gostar de...
Beautiful World, Where Are You?, da Sally Rooney
Título original: Writers & Lovers
Autora: Lily King
Ano: 2020 (li a edição de 2021)
Comprar*: Wook – em inglês
*ao comprares através destes links eu ganho uma comissão
Não conheço, mas parece interessante. Obrigada pela partilha.😌
Gostei muito! Se for o género de livros que gostes de ler, recomendo!