- Quando: 29 e 30 de agosto de 2023
Aparentemente, este foi o meu verão de dar novas oportunidades ao Afonso Cruz da ficção. Depois do Vamos Comprar o Poeta comecei logo de seguida outro ebook que encontrei no Kobo Plus, O Pintor Debaixo do Lava-loiças. Não tinha ideia de saber de que se tratava e só passei os olhos pela sinopse antes de começar a ler. Foi uma leitura rápida e tranquila, perfeita para ler ao fim do dia sem sentir que estava numa história que exigia muito de mim.
O Pintor Debaixo do Lava-loiças é inspirado numa história real que aconteceu aos avós do Afonso Cruz. Durante a II Guerra, um pintor eslovaco emigrou para os Estados Unidos e voltou a Bratislava, mas deve de fugir… e fugiu para debaixo de um lava-loiças: o lava-loiças dos avós do Afonso Cruz.
Nós somos um povo fatalista, caro senhor, fatalista: para nós, o destino está escrito. Ah, se ao menos soubéssemos ler!
Na realidade, não sabem o que motivou o pintor a regressar a Bratislava, no entanto a história deste pintor, que na história se chama Ivan Sors, está tão bem contada que dá vontade de a tomar como retrato real e fidedigno dos acontecimentos. Como se diz agora, não mudou a minha vida, mas é uma leitura agradável. Além disso tem um conjunto de fatalidades, incluindo o pintor quase deixar de ver, que me interessaram porque dão vontade de torcer por um final feliz, mas o que é isso de ser feliz?
Já ouvi muito sobre este livro, mas confesso que nunca me senti impelida a lê-lo.