do amor e outros demónios [gabriel garcía márquez]

Foi o meu nono livro do Gabito e, pela primeira vez, tive muita dificuldade em entrar na história. Sinto que, no que ao realismo mágico diz respeito, é preciso estar no estado de espírito certo. No entanto nunca me tinha acontecido demorar tanto a entrar num livro do García Márquez. Algum dia havia de acontecer, não é?

Do Amor e Outros Demónios surge, enquanto ideia, quando García Márquez vai fazer uma reportagem a Cartagena com o propósito de cobrir a remoção de criptas do convento de Santa Clara. Numa dessas criptas descobrem ossadas com cabelos de 22 metros. Este acontecimento peculiar lemra-o de uma lenda que a avó contava, sobre uma rapariga que tinha sido mordida por um cão e morrido de raiva e tinha cabelo tão comprido que arrastava no chão. Colômbia being Colômbia, portanto.

Por essa altura, a filha perguntou-lhe se era verdade, como diziam as canções, que o amor tudo podia.

— É verdade — respondeu ele — mas farás bem em não acreditar nisso.

García Márquez parte desta lenda para contar a história de Sierva Maria Todos los Ángeles, filha de um marquês, que é mordida por um cão com raiva. A rapariga, que tinha crescido rejeitada pela família, passa a ter a atenção do pai após a mordidela e ele tenta tudo para que ela deixe de estar possuída. A informação de que uma rapariga possuída depois de ter sido mordida por um cão espalha-se e o Marquês é obrigado a deixá-la num convento para que possam tratar dela.

Mesmo pequeno, foi um livro demorado para mim. Sentia realmente que não estava a conseguir entrar na história — algo que nunca me tinha acontecido na obra do Gabito. No entanto, acho que, em premissa, é uma das histórias dele mais interessantes porque vai além do realismo mágico e foca-se muito em crenças tribais e religiosas (principalmente estas últimas).

Apesar de não ter adorado, nada há a temer porque ainda tenho muitos livros do Gabito para ler e acredito que o próximo seja, finalmente, O Amor Em Tempos de Cólera ou O Escândalo do Século. Vamos ver. Já se sabe que eu ando a navegar na obra dele com calma.

Título original: Del amor y otros demonios
Título em português: Do Amor e Outros Demónios
Autor: Gabriel García Márquez
Ano: 1994 (PT: 2007)

Este livro interessa-te?

2 Replies to “do amor e outros demónios [gabriel garcía márquez]”

  1. A premissa é mesmo interessante, tenho pena é que, depois, a concretização te tenha atrasado um bocado. Quero aventurar-me em mais obras do autor, mas esta talvez fique para o fim ahah

partilha a tua teoria...