- Quando: 25 de setembro a 4 de outubro de 2023
- Gatilhos: violência, relacionamentos abusivos, saúde mental, violência doméstica, famílias de merda
Assim que disse que estava a ler o primeiro volume da tetralogia da Elena Ferrante tornou-se impossível ter expectativas baixas para o que quer que fosse. Garantiam-me que ia adorar — e, para já, têm razão — e juraram que ia gostar ainda mais do segundo volume, História do Novo Nome… e também têm razão.
Enquanto a Amiga Genial foi um livro para entrar lentamente na vida da Lila e da Lenù, História do Novo Nome acelera os acontecimentos. Começa imediatamente após o casamento de adolescente de Lina e acompanha o final de adolescência e início de idade adulta das duas. Com Lila casada e Lenù com uma pequena crise de identidade, parece que as vidas de ambas estão cada vez mais distantes.
Mas naquela ocasião vi nitidamente as mães de família do bairro velho. Eram nervosas, eram submissas. Iam caladas, de lábios apertados e ombros descaídos, ou gritavam insultos terríveis aos filhos que as atormentavam. […] E, santo Deus, tinham mais dez, no máximo mais vinte anos do que eu. No entanto pareciam ter perdido os traços femininos tão importantes para nós, raparigas, e que evidenciávamos com a roupa, com a maquilhagem. Tinham sido devoradas pelo corpo dos maridos, dos pais, dos irmãos, aos quais acabavam sempre por se assemelhar, ou pelos trabalhos, ou pela chegada da velhice, da doença. Quando principiava essa transformação? Com o trabalho doméstico? Com as gravidezes? Com as pauladas?
A Lila vê-se num casamento infeliz e instável, onde a violência é comum e a demora em ter um bebé cria ainda mais atrito. A Lenù quer mais do a vida do bairro, mas mesmo que saia do bairro o bairro não sai dela e começa a ter dificuldade em saber quem é para lá das boas notas da escola e para lá da amizade com Lila.
Gostei muito deste volume. Sinto que a Lila é cada vez mais a minha personagem preferida. Acho-a intrigante na sua complexidade. E a Lenù está cada vez mais uma narradora interessante, porque se percebe que ela própria é um poço de sentimentos contraditórios.
Estou a adorar a saga. A escrita é tão envolvente que eu paro a meio do dia a pensar na Lila e na Lenù e naquilo que estão a fazer da vida naquela Napoli complicada, rodeadas de mafiosos e instabilidade social e política. Estou ansiosa por ler o próximo volume.
Título original: Storia del nuovo cognome
Título em português: História do Novo Nome
Autora: Elena Ferrante
Ano: 2012 (PT: 2015)
Estou a ver que, se calhar, tenho de dar uma nova oportunidade à tetralogia
Não conheço 🫣