- Quando: 8 a 14 de outubro de 2023
- Gatilhos: relacionamentos abusivos; saúde mental
Desde que foi publicado, The Invisible Life of Addie LaRue andou sempre num entra-e-sai na minha lista de livros para ler. Tinha curiosidade, mas não sabia se tinha curiosidade suficiente para enfrentar um género literário que leio tão pouco — fantasia. As opiniões positivas faziam-me querer arriscar, mas foi o The Characters Club a dar o empurrão final ao escolhê-lo como livro do mês de outubro.
The Invisible Life of Addie LaRue conta a história de Addie LaRue. Nascida numa vila francesa do século XVIII, Addie percebe que não quer a vida que querem dela e decide fazer um pacto com o diabo: a alma dela em troca de uma espécie de imortalidade. O problema é que há uma cláusula neste acordo… ela pode viver o tempo que quiser, mas ninguém se lembrará dela. Addie vive trezentos anos entre guerras, lugares e artistas até que, certo dia, em Manhattan, ela conhece Henry, alguém que se lembra dela.
Blink and you’re twenty-eight, and everyone is now a mile down the road, and you’re still trying to find it, and the irony is hardly lost on you that in wanting to live, to learn, to find yourself, you’ve gotten lost.
É um livro longo e sinto que me pareceu ainda mais longo no início. As primeiras 200 páginas demoraram muito a passar e davam-me a sensação de que nunca mais havia algo a prender-me à história. Sabia que, de qualquer forma, ia terminar o livro, mas não queria terminá-lo com base na raiva. Depois lá me passou e o resto do livro leu-se muito melhor, a um ritmo muito mais rápido, e acabei por gostar do livro.
Gostei muito do Henry, a personagem que senti mais real, mais próxima. Também gostei da construção da ideia de sermos as marcas que deixamos nos outros, mesmo quando somos invisíveis, como a Addie LaRue. A invisibilidade da Addie marca a arte, sim, mas também acaba por ser um fator determinante na evolução dela enquanto personagem. Acredito que ela passar 300 anos sem conseguir estabelecer relações reais faz com que ela seja o tipo de personagem que é.
Não lia fantasia há algum tempo e sinto que este livro foi tão denso que meio que provou a minha teoria de que preciso de ler fantasia espaçadamente. Hei de voltar, não sei é quando.
Título original: The Invisible Life of Addie LaRue
Título em português: A Vida Invisível de Addie LaRue
Autora: V. E. Schwab
Ano: 2020 (PT: 2021)