- Quando: 27 e 28 de outubro de 2023
- Gatilhos: saúde mental; luto
A Rita da Nova falou tanto, mas tanto sobre Hello, Beautiful (em português: Olá, Linda) que seria impossível não o adicionar à lista. Claro que também foi quase impossível fazer uma gestão equilibrada de expectativas e, por um lado, esperava um livro arrebatador, mas por outro estava com medo de me desiludir.
Olá, Linda conta a história de William Waters, promessa do basquetebol, que cresceu numa casa hostil e onde não era amado. Quando vai para a universidade conhece Julia e, com ela, toda a família Padavano entra na sua vida. A família Padavano não podia ser mais diferente da sua realidade, mas William sente-se logo acolhido por Julia e as suas três irmãs. Julia é a irmã ambiciosa, Sylvie é a sonhadora, Cecelia é a artista e Emeline é a cuidadora. Com os Padavano William descobre o que é ter uma casa… no entanto a luz dos Padavano não chega para iluminar toda a escuridão que vive dentro de William e o passado dele acaba por regressar ao presente e tudo começa a mudar.
Quando finalmente se beijaram, no meio da minúscula sala de estar de William, com a neve a cair lá fora, a pressão dentro de Sylvie desapareceu. Com o corpo leve, ela experimentou uma nova forma de alegria e significado. Pensou: É por isto que vivemos.
Não sei como falar do livro sem desvendar muito do enredo, mas aquilo que mais me impressionou foi a escrita. Li a tradução e, mesmo assim, consegui perceber que Olá, Linda tem uma escrita profundamente bonita, com personagens que nos envolvem no mundo delas, mesmo quando não gostamos assim tanto das atitudes delas.
O livro é uma espécie de homenagem ao Mulherzinhas, que eu nunca li, portanto não consigo pegar nesse ponto, mas gostei da forma como as quatro irmãs vão crescendo — próximas e afastadas — e como a relação entre elas é uma parte fundamental das suas identidades.
Gostei particularmente do fio condutor da história do William e da Sylvie, principalmente quando o William tem finalmente de confrontar os problemas da sua saúde mental, mas o momento em que realmente o livro me arrebatou foi quando o título foi explicado e lembrado pelas personagens. Foi um momento bonito, muito familiar e um bocadinho emotivo.
Olá, Linda é, aliás, uma narrativa muito familiar e focada nas suas personagens, algo que me agradou muito. Foi um dos meus favoritos de 2023 e será um livro ao qual, no futuro, irei querer voltar.
Título original: Hello, Beautiful
Título em português: Olá, Linda
Autora: Ann Napolitano
Ano: 2023
Que preciosidade! Também estava com medo de me desiludir, porque não consegui equilibrar expectativas, mas foi ainda melhor do que esperava