- Quando: 20 a 22 de dezembro de 2023
- Gatilhos: luto
Desde que a tradução chegou a Portugal que andava de olho n’A Breve Vida das Flores. O êxito que o livro da Valérie Perrin teve não me passou ao lado, mas fui adiando a compra. Acabei a comprá-lo na primavera e estive para o ler por duas vezes, mas sentia sempre que não era o momento certo. No verão ainda li dois capítulos, mas achei que não estava com a disposição certa. Deixei-o para o fim do ano e quando o terminei fiquei contente por ter esperado. Não o poderia ter lido sem estar totalmente disponível para aproveitar a beleza da escrita da Valérie Perrin.
A Breve Vida das Flores traz-nos Violette Toussaint, guarda de cemitério numa vila francesa. Os dias de Violette pareciam ser semelhantes, preenchidos apenas por visitantes ocasionais e pelos colegas — três coveiros, três agentes funerários e um padre — até que, um dia, chega Julien Seul, chefe de polícia. A mãe de Julien morreu e deixou instruções para que as suas cinzas fossem depositadas na campa de um desconhecido.
Com o diário da mãe de Julien, onde conta a sua história de amor escondido, Violette acaba a reviver a sua própria história e, acima de tudo, revive a história do luto que ainda a acompanha — o luto da morte da filha.
Quando uma mulher perde o marido chamam-lhe «viúva». Mas quando uma mulher perde o amante, como lhe chamam? Uma canção?
A escrita da Valérie Perrin envolveu-me por completo. Achei a história muito bem contada, com várias camadas desvendadas aos poucos, cheias de beleza e carregadas de uma certa tristeza. Gostei muito da maneira como a Valérie escolhe contar-nos a história de Violette e, posteriormente, da morte da filha e do estado de luto em que a deixou. Ao entregar cada bocadinho com calma permite também uma construção do perfil das personagens de uma forma mais completa, mostrando que há luz e sombras em cada uma delas.
Gostei tanto da escrita que espero que este ano me traga a oportunidade de ler mais algum dos livros da Valérie já traduzidos para português. Talvez nas compras da Feira do Livro do Porto?
Título original: Changer l’eau des fleurs
Título em português: A Breve Vida das Flores
Autora: Valérie Perrin
Ano: 2018 (PT: 2022)