Estão quase a sair as colocações na universidade. Aposto que, por esses lados, já há muitos nervos e alguma ansiedade. Passei por três fases de colocações por isso conheço bem a sensação. Respira fundo e aproveita bem os últimos dias sem correrias e sem stress. Vê filmes e séries, lê… aproveita estes dias para descontrair porque assim que saírem os resultados a tua vida muda.
Se concorreste para um curso de Jornalismo (o meu foi tirado na ESCS), esta publicação foi feita a pensar em ti. Se não concorreste, esta publicação foi feita a pensar em ti na mesma.
A minha espera pelas colocações...
Bem, deixa-me contar-te algo: há três anos, no dia de hoje, eu estava uma pilha de nervos e a fingir estar calma. Devorei chocolates que a minha prima ofereceu de propósito para a ocasião e tive muito medo. O dia em que saem as colocações do ensino superior é suposto ser um dos mais felizes da nossa vida mas, ainda assim, obriga-nos a passar por um certo nível de ansiedade. Com o espírito certo, o dia aguenta-se. A sério que sim. Se pudesse falar com o meu eu de 2012 e de 2013, isto era o que gostava de lhe dizer.
Como lidar com a ansiedade das colocações na universidade
Pondera bem a concretização de cada uma das tuas opções
Isto deveria ser feito na altura em que nos candidatamos mas, havendo falta de bom senso nessa altura (olá, Sofia de 2012!), tenta prever um bocadinho da tua vida caso entres em cada uma das opções: onde ficas alojado, as viagens que terás de fazer, a distância do alojamento à faculdade, quem conheces na mesma faculdade.
Mete na cabeça que todas as opções são possíveis e mais vale estares preparado para isso.
Rodeia-te de pessoas que não vão estar sempre a falar sobre as colocações
Já é suficiente estares nervoso, não é necessário haver alguém a lembrar-te constantemente de que as colocações estão prestes a sair. Opta pela companhia de alguém que te distraia e que te consiga fazer sentir descontraído.
Maratonas de séries, de filmes ou de livros: siiiim!
As férias estão a terminar e a tua vida vai mudar, mas, até lá, nada te impede de fazer pipocas, reunir algumas gordices e ficar no sofá (ou na cama) a ver filmes e séries durante horas a fio. Aproveita a distracção e a descontracção. Vai valer a pena.
Até ao fim do dia não te preocupes em estar sempre no computador
Ainda por cima agora, que os smartphones têm mil e uma aplicações que permitem verificar e-mails e redes sociais, é muito mais simples. Coloca o teu smartphone a dar alertas dos e-mails, só para o caso, e sai de casa, vai passear, sair com amigos, visitar familiares… estares o dia todo a ver o computador não vai apressar os resultados.
Não há sensação que se iguale à de ver colocado em na ficha de candidatura
Todo um mar de possibilidades, um mundo de braços abertos… aproveita aqueles momentos, celebra, mas tira uns minutos só para ti, para que caia a ficha e percebas que aquela tão esperada etapa chegou.
Acima de tudo: aproveita
E isto é o mais importante. Aproveitar a mudança, a celebração, a vida nova… parece assustador, mas também é entusiasmante. Não quer dizer que sejam os melhores anos que vais viver em toda a vida, mas vão mudá-la de certeza.
O meu espírito agradece por esta publicação! Nem sabes como certos pontos me acalmaram um pouco! Obrigada, a sério!
A Vida de Lyne
Muita sorte para esta fase, Lyne! Vai correr tudo bem! 😀
Faltam 3 dias e os nervos estão mesmo a aparecer. Achei curioso o ponto de "rodeia-te de pessoas que não vão estar sempre a falar de colocações" porque optei por não contar a quase ninguém que me tinha candidatado só para não haver "pressão" por parte de terceiros.
Obrigada pelos conselhos 🙂