Fotografia

5 Dicas de Fotografia… para toda a gente

04/09/2017
dicas fotografia

Comprei a minha (mesmo minha) primeira câmara fotográfica há quatro anos. Costumava usar uma câmara compacta normal, que não era realmente minha, mas como sempre gostei de fotografia comecei a sentir que aquela câmara já não me enchia as medidas e queria evoluir. Ao mesmo tempo, sabia que não tinha o dinheiro nem os conhecimentos para investir numa DSLR. Optei por uma bridge, da Fujifilm, que me serviu na perfeição durante três anos. Depois, começou a ter problemas de foco e soube que ia ter de mexer nas poupanças e dizer um tão aguardado olá ao mundo das câmaras reflex.

Sinceramente, nunca na vida compraria uma DSLR se não soubesse usar todos os modos que a câmara oferece. Acho, aliás, que é um erro investir numa câmara do género, que não é propriamente barata, se só usamos o modo automático e se não temos o tempo necessário para aprender o resto. As bridges, assim como algumas compactas mais elaboradas, permitem-nos começar a explorar modos de fotografia diferentes e dão-nos as bases necessárias de fotografia.

Ainda tenho muito para aprender sobre fotografia, mas decidi trazer-vos algumas dicas que ajudam qualquer um a fotografar melhor e também a começar a trabalhar com câmaras mais avançadas.

light painting fotografia

5 Dicas de Fotografia para toda a gente

Ler o manual de instruções e tutoriais

Muita gente acha aborrecido e desnecessário ler o manual de instruções, no entanto eu acho que é absolutamente obrigatório! É importante perceberes para que servem os botões e quais as funcionalidades e a única forma de o saberes é ao leres o manual, quer tenhas uma DSLR, uma bridge ou até mesmo uma câmara compacta completamente básica. São estas actividades que te vão ajudar a tirar boas fotografias, não é o tipo de câmara que tens.

Depois do manual, é uma boa ideia procurares e leres tutoriais interessantes para o teu tipo de câmara, mesmo que fotografes com um telemóvel. Eu costumo guardar tutoriais que considero interessantes no Pinterest e pesquiso a melhor forma de conseguir as fotografias que quero.

Know your stuff

Desculpa insistir no assunto da leitura, mas um bom livro (ou vários) de fotografia pode ser essencial para aprenderes conceitos básicos e como funcionam: ISO, velocidade de obturador, abertura, equilíbrio de brancos… tudo conceitos que influenciam a imagem que captam.

Há dezenas de opções, mas a colecção Read this if… é uma das minhas preferidas. Tenho andado a estudar outro livro, pelo que se tiveres interesse falar-te-ei dele quando terminar!