O talento não se ensina, mas treina-se e melhora-se. Pelo menos eu quero acreditar que sim. É por isso que, para mim, não chega ter talento para escrever: é preciso treinar a escrita, aprender a escrever melhor e saber o que resulta melhor para nós. Inicialmente, ia chamar a esta publicação 5 livros para quem quer escrever um livro, mas depois mudei de ideias. Afinal, não é preciso escrevermos livros para termos de trabalhar a nossa escrita e a nossa criatividade. Aliás, se me estão a ler é porque, provavelmente, escrevem… nem que seja apenas no vosso blogue.
Sobre escrever sem erros
Ainda bem que me Pergunta, de Daniel Ricardo
Foi um dos primeiros livros que li quando comecei a licenciatura e decidi relê-lo no final do ano passado (apesar de só o ter acabado já este ano). Talvez as duas primeiras partes, mais dedicadas ao jornalismo, não vos pareçam muito relacionadas com outros tipos de escrita, mas as duas partes seguintes são, sem dúvida, essenciais a quem escreve e, por isso, o livro é uma boa opção para melhorarem a qualidade da vossa escrita. Até nas partes mais jornalísticas, há vários conselhos que são muito úteis mesmo que não ambicionem ser jornalistas.
Sobre criatividade
Big Magic, da Elizabeth Gilbert
Depois de ter lido o Eat, Pray, Love, tinha alguma curiosidade em ler a Elizabeth Gilbert noutro registo e, claro, muita gente recomendava o Big Magic, que li em Outubro. Não é um livro exclusivo para quem escreve, mas é uma ajuda maravilhosa. O subtítulo do livro, creative living beyond fear, é algo com que muitas vezes nos deparamos, não só na escrita, mas em todas as vezes em que queremos criar algo e não sabemos como o fazer ou se vamos conseguir fazê-lo. É um bom livro de inspiração, sabem? Daqueles que nos fazem acreditar que vamos conseguir e que tiram algum do peso do medo de falhar.
Steal Like an Artist, do Austin Kleon
O livro está dividido em dez capítulos, cada um com uma dica sobre ser criativo e trabalhar a inspiração. É um livro pequeno e fácil de ler, com dicas muito úteis e com exemplos que adorei! No fundo, é um livro anti-bloqueios criativos, que nos ensina a procurar inspiração (e como procurar inspiração) em cada coisa que nos rodeia.
Sobre escrita criativa
Manual de Escrita Criativa, do João de Mancelos
Este é um livro pequenino e funciona como uma espécie de guia de escrita criativa, com dicas e premissas que nos ajudem, acima de tudo, a escrever. O livro divide-se em crónicas curtas, cada uma sobre um tema relativo à escrita criativa, e pode ser uma boa escolha para quem sente que está a estagnar na escrita e precisa de um empurrãozinho. Das duas vezes que já o li (a última foi no final do ano passado), foi uma boa forma de pensar um bocadinho sobre cada tema apresentado.
Já li o "ainda bem que pergunta", mas não completo, apenas como bibliografia de apoio. Do João de Mancelos li o "Introdução à Escrita Criativa" e gostei bastante, este de que falas, não conhecia mas acredito que também ajude e seja interessante
Comprei-o exactamente porque era bibliografia de apoio para várias cadeiras e me interessou!
O "Introdução" não li, mas lembro-me de o ter visto quando comprei o Manual.
Gostei especialmente do último!
Já li o "Eat pray and love" e claro que tenho o Big Magic debaixo de olho, precisamente por ter essa vertente de inspiração de que falas. Vai ser este ano que o vou ler. Obrigada pelas dicas, o último também me parece ser muito interessante.
Beijinhos
Gostei muito dos dois, mas o Big Magic é uma inspiração mais prática (se é que isto faz sentido!).
Não conhecia nenhum deles. Já vi um da Laura Esquivel chamado "Escreva a Sua Propria História" que na altura me pareceu interessante para quem gosta de escrever e se conhecer melhor
Por onde anda a Sofia?
Não conheço esse, mas vou procurar! 😀
Fiquei curiosa com os dois primeiros!
Obrigada pela partilha!
Sim, acho este tipo de post muito útil 🙂
Beijinho
Carla
São muito interessantes e ajudam imenso! 😀
Oh, obrigada! Ainda bem que foi útil!
O Big Magic está bem no topo da minha lista de livros a devorar em breve 🙂
Vais adorar, tenho a certeza!
Obrigada pelas sugestões :). Desses já li o Big Magic, e adorei. Adorei a forma como a autora abordou a criatividade, e ler esse livro mudou completamente a forma como vejo a criatividade.
Quero muito ler o da Elsa Fernandes. Tenho medo que, agora que estou num curso de saúde e já não tenho contacto com disciplinas como Português, esteja a esquecer um pouco algumas regras. Se há coisa que odeio é escrever erros ortográficos e/ou gramaticais.
Beijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry
O da Elsa Fernandes é mesmo muito útil para quem escreve, seja qual for o papel da escrita na vida dessa pessoa. Tenho a certeza de que te vai ajudar! 😀
Adorei as tuas recomendações. E este teu artigo – mais especificamente a recomendação do Big Magic – fez parte de um caminho que estou a trilhar na minha vida; foi um interessante impulsionador. Fui em perseguição do livro e acabei com outros dois, (também) mágicos. Escrevi sobre isso no meu recanto, mas deixo aqui a minha recomendação: Dark the light: writers on creativity, inspiration, and the artistic process; e Being a writer. Recomendo!
Oh, obrigada! Fico tão feliz quando sei que aquilo que escrevi teve algum impacto (por mais pequeno que seja) na vida de alguém! Vou ler o que escreveste e pesquisar sobre essas recomendações!