Como Ajudar os Criadores de Conteúdos

Todos adoramos ter conteúdos novos para ver várias vezes por semana. Sejam vídeos, publicações de blogs, fotografias, etc. No entanto, muitas vezes, esquecemo-nos do trabalho que leva a que seja possível vermos esse conteúdo. O conteúdo não se cria sozinho e às vezes exige muitas horas de trabalho para chegar às pessoas.

Mesmo quem não ganha dinheiro com o conteúdo que cria gosta de ver o seu trabalho ser valorizado, até porque é isso que pode permitir que, mais tarde, venham a ganhar dinheiro com o conteúdo que produzem. Pensa nos teus criadores de conteúdo preferidos. Será que estás a fazer tudo o que podes para os ajudar?

Como ajudar os criadores de conteúdos

#1 | Comentar

Esta é aquela ajuda básica e na qual eu sou péssima. Há uns anos, comentava muito mais os conteúdos que via. Depois deixei de ter tempo e, confesso, paciência. Agora tento, sempre que possível, comentar o que leio e vejo de forma completa e interessada.

É a ajuda mais básica que podemos dar porque é só deixarmos algumas palavras. Mas, atenção, nada de comentários falsos do género: gostei muito, visita o meu blog/canal/o que for seguido de muitos links. Não faças isso! Deixa algumas palavras mais. Explica o que te fez gostar daquele conteúdo, deixa dicas e sugestões! No final, sim, podes partilhar um link, para o teu blog ou outra plataforma que queiras promover. Mas nada de ter mais espaço ocupado em links do que no comentário em si!

#2 | Partilhar / Recomendar

É o meu método preferido e tenho-o usado muito. Partilho mais no Twitter, às vezes com um simples retweet, e estou a tentar partilhar mais também no Facebook do blog. Também é algo muito simples, em que só precisam de partilhar nas vossas redes sociais e dizer aos vossos seguidores e amigos: olhem lá esta cena mesmo espectacular! Infelizmente, acho que ainda há muita gente que não gosta de partilhar conteúdos da área onde também produzem conteúdos, como se ser blogger e dar destaque a outro blogger fosse diminuir o nosso trabalho ou algo do género. Gostavam de ver outro blogger partilhar o vosso conteúdo? Então pronto, sabem que também seria importante partilharem o conteúdo dos outros!


Além de partilhar nas redes sociais, mencionarem os vossos criadores de conteúdos favoritos aos vossos amigos é uma forma muito querida de os ajudarem. Os vossos amigos vão ficar interessados e vão querer verificar o trabalho e, se gostarem, são mais a querer partilhar.

#3 | Falar

Se o criador de conteúdos fizer uma pergunta: responde-lhe! Mesmo que não faça, se tiveres algo a dizer-lhe, diz-lho. Os grandes criadores de conteúdo podem não ver as mensagens (pelo menos rapidamente), mas os mais pequenos vão ver facilmente e se gostas do conteúdo que produzem diz-lhes, agradece o trabalho que têm, a inspiração que te dão, os sorrisos ou as lágrimas que provocam.

Talvez estejas a pensar que isto não ajuda em nada… mas ajuda. Todos os criadores têm um momento em que não sabem se vale a pena continuar, se importam realmente, e mensagens sinceras, com palavras bonitas, podem ser o que ajuda nesses momentos.

#4 | Inspirar

Inspira-te nos conteúdos de que gostas para criar os teus próprios conteúdos e, se o fizeres, partilha o conteúdo que te inspirou também e mostra o resultado a quem te inspirou. Não te esqueças de que inspirar em algo não é copiar, como é óbvio!

#5 | Comprar

Se os teus criadores de conteúdo apresentam algo que só podes ver se pagares: um ebook, um livro, presets ou outros conteúdos, tenta, sempre que possível, contribuir e comprar esse conteúdo.

Não só é uma forma de mostrares o quanto aprecias o trabalhos deles, mas também é uma forma de valorizares as horas passadas a criar esses conteúdos. Claro que nem todos criam conteúdo pago e nem sempre queremos pagar por esse conteúdo quando existe. Mas se for possível, experimenta fazê-lo!

Dentro do mesmo tema, mas de uma forma um bocadinho diferente: usa os links de afiliados desses criadores. Eu sei que ainda há quem tenha algumas reservas em relação a este assunto. No outro blog usei algumas vezes links de afiliados; aqui decidi começar outra vez, embora não espere fazer fortunas com isso, claro. Um link de afiliado muitas vezes equivale a uns cêntimos de uma compra e, por isso, ao contrário do que alguns pensam não é nada assim tão espectacular.

Funciona de forma tão simples quanto comprares algo através desse link e depois nós recebemos uns cêntimos. Sim, cêntimos. Não é como se nos estivessem a dar resmas de notas! Se o link te levar a um produto do qual gostam e que queres comprar, não faz qualquer diferença a quem compra se o link é de afiliado ou não, por isso, se puderes usa esse link. No meu caso, só tenho usado da Wook (e aviso sempre quando há esses links!) e se comprares através desse link só estás a ajudar ao crescimento da minha biblioteca pessoal.

Há, claro, muitas formas de ajudar os criadores de conteúdos. Estas são as mais simples, das quais muitas vezes nos esquecemos. Já agora, a ideia para esta publicação surgiu há uns meses (meses!) depois de ver algumas Instagram Stories do @fepacheco, em que ele falava precisamente sobre ajudar os criadores de conteúdos. O Fe costuma fazer Stories muito engraçadas e algumas até nos ensinam coisas novas.

O que estás a fazer para ajudar os teus criadores de conteúdos preferidos?

Gostaste desta publicação? Partilha no Pinterest!

3 Replies to “Como Ajudar os Criadores de Conteúdos”

  1. Excelente artigo, Sofia! Concordo com tudo. Também tento comentar, principalmente nas redes sociais, mas de vez em quando também nos blogs. Por vezes também partilho alguns conteúdos de outros criadores nas minhas redes, mas confesso que podia melhorar essa vertente. E não tenho qualquer dificuldade em comprar conteúdos pagos. Enquanto criadora (que não tem qualquer rendimento com os conteúdos que cria), confirmo que um comentário ou uma partilha fazem sempre o meu coração vibrar. Apesar de acreditar que continuaria a criar mesmo que ninguém comentasse, ver reações do outro lado sempre dá aquele boost de motivação 🙂

  2. Confesso que só comento e só agora é que comecei mais a divulgar o meu blogue nas minhas redes sociais (optei por adicionar ao meu instagram e twitter). Daqui a uns tempos (quando me conseguir habituar bem à ideia de partilhar o que faço) vou começar também a partilhar outros criadores
    Por onde anda a Sofia?Instagram

  3. Sabes bem que comento sempre que possível, acho lindo deixarmos aquilo que pensamos à pessoa que se dedicou com tanto carinho e entusiasmo a determinada publicação, por isso, faço-o assim que posso.
    Além disso, once in a while, sinto necessidade de partilhar determinadas publicações, I mean, há conteúdo que é mesmo incrível, há textos que merecem e devem mesmo ser lidos pelo povo em geral e não custa nada partilhar e fazer chegar a mais pessoas. Assim como, quando alguém faz uma recomendação de um produto e um amigo me pergunta sobre ele, eu mostro-lhe os posts que li sobre isso, em todo o tipo de produto: filmes, cosmética, roupa, concertos, etc.
    É algo que parece tão mini e pode mudar tanto o impacto que os criadores de conteúdo têm em nós, até vos dá mais alento.

partilha a tua teoria...